Nota de Repúdio – Racismo É Crime

“Eu queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito contra esses atos racistas e trocar por um mundo por uma igualdade entre todas as raças e todas as classes do mundo” (Paulo César Tinga)

O Partido dos Trabalhadores vem publicamente repudiar e solidarizar-se com o volante Cruzeiro, Paulo Cesar Tinga, vítima de ato racista no último dia 12, quarta-feira, pela torcida do Real Garcilaso, e que os órgãos competentes, tomem as providências cabíveis no rigor na legislação internacional vigente.

O Racismo é um crime inafiançável, inaceitável e indefensável, denunciado pela resistência ancestral e pelo Movimento Social Negro Brasileiro, derrotando o mito da Democracia Racial.

O Supremo Tribunal Federal, reconheceu e o Estado Brasileiro, institucionalizou uma série de Programas e Ações Afirmativas, visando promover a reparação da dívida histórica deixada pelo dilaceramento psíquico, social e econômico de seres humanos descendente da mãe África.

Após 126 anos da Abolição da escravatura, não conclusa, em pleno Século XXI, com a regulamentação da Lei 12.288/2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, ainda nos sentimos açoitados por ato racistas.

Que as autoridades, usem os mecanismos legais e exijam uma retratação pública do técnico da seleção do Peru, bem como punição da torcida que organizada praticaram o crime de racismo.

Que a FIFA e o Comitê Organizador, realizem ações e atos públicos, durante a realização Copa, no sentido de reparar e evitar a reincidência de atos de intolerância dentro e fora dos espaços públicos das competições esportivas.

Reafirmamos que a estruturação do racismo na consciência social e ideológica, constituiu na luta pela igualdade de raça e classe, a não banalização, o combate ao racismo e sua reparação causada pelas desigualdades históricas.

Cida Abreu
Secretária Nacional de Combate ao Racismo – PT
Brasília, 14 de fevereiro de 2014.

 

PT Cast