Nota do PT sobre a tentativa de desmantelamento da Unila

Em nota assinada pela presidenta Gleisi Hoffmann, o PT critica a tentativa de desmantelamento do projeto original da universidade

Site do PT

Nota oficial do Diretório Nacional do PT sobre os 100 dias do Governo Lula. Imagem: Site do PT

O Partido dos Trabalhadores repudia veementemente a tentativa de desmantelamento do projeto original da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e pede a supressão imediata da emenda aditiva à Medida Provisória 785, do deputado federal Sergio Souza (PMDB-PR), que tenta transformá-la em uma universidade voltada ao agronegócio com vínculo com as indústrias do oeste do Paraná. A UNILA foi criada em 2010 pelo ex-presidente Lula com a missão de contribuir com a integração dos países da América Latina, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico. A UNILA tem cumprido seu papel nesses sete anos de existência e é um potente instrumento de fortalecimento das relações do Brasil com os países vizinhos.

A extinção da universidade é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e fere a autonomia universitária assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pela Constituição Federal. Não foram ouvidos a comunidade acadêmica, os estudantes, que hoje representam quase 3 mil matriculados, ou a sociedade em geral. É um movimento típico de um governo ilegítimo que tenta destruir áreas importantes da educação com argumentos econômicos e a premissa incoerente de promover adequações. Defendemos que a UNILA mantenha sua missão original e continue contribuindo para a integração dos povos da América Latina.

Senadora Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast