Carregando...
Voltar
13/03/13 - 12h13
Estatuto da Juventude aponta diretrizes para efetivar políticas públicas, afirma Jefferson Lima
Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT (Foto: Richard Casas/PT)

Secretário nacional da JPT participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado para debater o Estatuto.


“Foi uma audiência participativa e bem mobilizada”, declarou o Secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima que participou nesta última terça-feira (12) de audiência pública para debater o projeto que institui o Estatuto da Juventude (Projeto de Lei 98/2011).

“Foi a segunda audiência pública realizada por essa comissão no qual o relator é o senador Paulo Paim (PT-RS). No final do ano passado aconteceu a primeira e agora aconteceu essa segunda e no dia 15 de março vai acontecer a terceira audiência pública lá no estado do Rio Grande do Sul”.

Jefferson destacou que a juventude obteve uma conquista nesta audiência já que o relator Paulo Paim se comprometeu em tentar colocar o Estatuto da Juventude em caráter de urgência na Casa, para que a matéria possa ser apreciada ainda este mês no plenário do Senado.

“Tivemos uma conquista e o compromisso do senador Paulo Paim, do presidente da Comissão de Assuntos Sociais e do presidente do Senado de colocar no dia 27 de março mais uma vez na Comissão de Assuntos Sociais esse debate do Estatuto da Juventude. Votar nesta Comissão e requerer em regime de urgência para que no dia 27 o Estatuto da Juventude seja levado para o Plenário e aprovado no Senado Federal”.

De acordo com o secretário nacional de Juventude do PT, é fundamental retomar o debate sobre o Estatuto porque eel aponta diretrizes e avanços eficazes para a efetivação de políticas públicas para a juventude brasileira. “Esta audiência pública contou com a participação de vários conselheiros de juventude, vários movimentos sociais e das juventudes partidárias para debater mais uma vez a importância do Estatuto da Juventude”.

No entanto, Jefferson ressaltou que apesar do debate ter sido rico, é necessário que a Casa acelere o processo de tramitação do Estatuto.“Precisamos avançar e consolidar a aprovação deste Estatuto que vem para regulamentar as políticas públicas para a juventude brasileira”.

O secretário também informou que participou de reunião com o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI). A reunião realizada por sua iniciativa contou com a participação de líderes da juventude de diversos segmentos que, na ocasião, também solicitaram mais agilidade na votação do Estatuto da Juventude.

(Fabricia Neves – Portal do PT)


Aumentar tamanho da letra | Reduzir tamanho da letra