Novas provas do uso indevido de aeronaves podem agravar situação de Aécio

Informações protocoladas podem piorar situação do tucano no inquérito do aeroporto de Cláudio, construído em terras do tio do senador tucano. O caso será julgado hoje pelo Conselho Superior do Ministério Público

O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) protocolou nesta segunda-feira (23) novos documentos à representação sobre uso indevido de aeronaves oficiais do governo de Minas Gerais por parte do então governador Aécio Neves (PSDB).

Ao mesmo tempo, nesta segunda-feira (23), o Conselho Superior do Ministério Público julgará o destino do inquérito do aeroporto de Cláudio, construído em terras do tio do senador tucano.

O inquérito sobre o caso foi instaurado em março de 2009, mas sua tramitação ficou paralisada por quatro anos. Em fevereiro de 2014, a Promotoria determinou o arquivamento dos autos, porém, com a série de denúncias ocorridas durante a campanha eleitoral de 2014 sobre o aeroporto de Cláudio, a própria Promotoria pediu a volta dos autos.

Após uma série de diligências, foi novamente determinado o arquivamento dos autos do inquérito, agora englobando a pista de pouso no município de Montezuma, onde familiares do senador mantêm propriedades rurais em sua proximidade.

Enquanto isso, irregularidades em voos oficiais que Aécio realizava ou liberava a realização enquanto governador vêm sendo denunciadas pela imprensa.

Matéria do jornal “Folha de S. Paulo” com base em dados fornecidos pela Lei de Direito à Informação listou “empréstimos” de aeronaves de Minas que o senador realizou para pessoas de seu ciclo social, como o então dono do grupo Abril Roberto Civita, o apresentador da Globo Luciano Huck e o ex-presidente Fernado Henrique Cardoso.

Os atos infringem um decreto de 2005 que esclarece que as aeronaves do governo de Minas Gerais dispõem “ao transporte do governador, vice-governador, secretários de Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa e outras autoridades públicas” e serve “para desempenho de atividades próprias dos serviços públicos”. Além disso, 110 das 1430 viagens listadas aconteceram com pouso ou decolagem em Cláudio.

O julgamento será composto por 11 membros, sendo dois natos, nomeados pelos ex-governadores Antônio Anastasia e Alberto Pinto Coelho, e por mais 9 membros eleitos pela classe.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal “Brasil 247”

PT Cast