Novo presidente do TCU elogia Lula e deixa Moro e Guedes inertes

José Múcio Monteiro foi nomeado nesta terça (11), durante cerimônia que contou com a presença dos dois ministros de Jair Bolsonaro

José Cruz/Agência Brasil

José Múcio Monteiro

O ministro José Múcio Monteiro foi nomeado presidente do Tribunal de Contas da União nesta terça (11), durante cerimônia que contou com a presença de Paulo Guedes e Sérgio Moro. Segundo relatos do Estadão, ambos ficaram inertes quando Monteiro foi aplaudido pela plateia ao fazer um agradecimento ao ex-presidente Lula.

“Preciso agradecer ao povo de Pernambuco que me deu cinco mandatos e ao ex-presidente Lula que me fez ministro”, disse Monteiro, que foi deputado federal.

O presidente do TCU assumiu com “um misto de sentimentos, mas com coragem e determinação na intenção de criar um país mais justo, mais fraterno e mais solidário”.

Monteiro terá como vice Ana Arraes, mãe do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo durante a corrida presidencial de 2014.

Em seu discurso, Monteiro disse que “o TCU é órgão de Estado, e não de governo. O Controle tem a sua missão, mas deve dialogar e criar conexões”. “Ao longo de sua história, essa instituição contribuiu controlando recursos públicos federais e auxiliando na melhoria dos órgãos. Temos que ser instituição que lidere pelo exemplo.”

Já o ministro Benjamyn Zymler disse que “não serão tempos fáceis, no horizonte de 2019 avizinham-se graves dificuldades no campo da economia e das contas públicas. O Brasil vive período de grande inquietude e grande esperança. Neste cenário há forte tendência de que a corte de contas adquira grande visibilidade.”

Por GGN

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast