Novos medicamentos facilitam tratamento de portadores de HIV/Aids

Novas versões de medicamentos vão simplificar a vida do paciente e melhorar a adesão ao tratamento.

Os pacientes com HIV/aids contarão com duas novas apresentações de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O ritonavir 100mg termoestável, sem a necessidade de refrigeração, já está sendo distribuído. Além dele, um novo comprimido que reúne dois princípios ativos no tratamento, denominado “dois em um”, chegará aos postos de saúde em dezembro, segundo previsão do Ministério da Saúde.

O primeiro,  que beneficiará cerca de 60 mil pessoas, faz parte do coquetel de medicamentos desde 1997, mas dependia de armazenamento em geladeira, em temperatura constante entre dois e oito graus centígrados para a conservação.

“(O medicamento) colocava para o paciente o desafio de estar próximo de uma geladeira na hora de tomar a medicação”, explica o diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, Fábio Mesquita.

“Do ponto de vista de logística, tinha a dificuldade de distribuir em todo o Brasil mantendo a temperatura e ter geladeira em todos os serviços provedores de antirretrovirais. Era bem mais complexo”, disse.

O “dois em um”, por sua vez,  é uma combinação do tenofovir 300 mg com a lamivudina 300mg em um único comprimido. Segundo Mesquita, os pacientes  precisavam tomar três comprimidos, dois de lamivudina e um de tenofovir, agora precisarão tomar apenas um.

A nova versão será disponibilizada somente para os pacientes que não têm indicação clínica do “três em um” que, além da composição do “dois em um”, conta com o efavirenz 600 mg. O “dois em um” é produzido no Brasil pela Farmanguinhos/Fiocruz e deve beneficiar aproximadamente 75 mil pacientes.

Para Mesquita, os novos medicamentos vão simplificar a vida do paciente e melhorar a adesão ao tratamento.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast