O Brasil quer Dilma de novo, mostram Ibope e Datafolha

A candidata do PT mantém vantagem no primero turno e venceria num eventual segundo turno qualquer um dos seus principais adversários

Pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope, divulgadas nesta terça-feira (30), demonstram que a presidenta Dilma Rousseff seria reeleita se as eleições fossem hoje. A candidata do PT mantém larga vantagem no primero turno e venceria com tranquilidade num eventual segundo turno qualquer um dos seus principais adversários.

Segundo o Ibope, Dilma obteve 39% das intenções de voto. A candidata Marina Silva (PSB) teria 25% e o tucano Aécio Neves, 19%.

Na simulação de um eventual segundo turno, Dilma teria 42% da preferência, contra 38% de Marina. Caso o candidato fosse Aécio, a petista teria 45% das intenções. Já o tucano teria 35%.

O ibope ouviu 3003 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança, 95%.

O Datafolha registrou números bastante parecidos. Segundo a pesquisa, Dilma teria 40%, Mariana 25% e Aécio, 20%.

Na simulação de segundo turno, a presidenta venceria Marina por 49 a 41.

Com Aécio, Dilma teria 50% das intenções, contra 41% do tucano.

O instituto ouviu 7250 pessoas entre os dias 28 e 29 últimos. A margem de erro é de dois pontos e o intervalo de confiança igual ao do Ibope.

Aprovação – Segundo o Ibope, o governo Dilma é considerado bom ou ótimo por 38% dos entrevistados. Consideram regular 33% e ruim ou péssimo, 28%.

O Datafolha afirma que 39% consideram o governo ótimo ou bom, 37% afirma ser regular e 23% classificam como ruim ou péssimo.

Da Redação da Agência PT de Notícias