“O problema da Veja é que só ela que fala”, diz Lula

Ex-presidente recomendou aos militantes que não aceitassem provocação e conquistassem votos com base no projeto e nas realizações dos governos do PT

CAMINHA1SP1

Lula com Haddad e Padilha na praça da Sé: “vamos dar mais um show de democracia no domingo”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não viu necessidade de comentar a capa da última edição da revista “Veja”, baseada em um suposto depoimento de Alberto Youssef. “Eu não acho nada. O problema da ‘Veja’ é que só ela que fala”, disse Lula, durante caminhada entre a Praça do Patriarca e a Catedral da Sé.

O ato, realizado no início da tarde desta sexta-feira (24), no Centro de São Paulo, reuniu mais de 6 mil militantes. Lula não discursou, em respeito à lei eleitoral. Em uma breve fala, recomendou aos militantes não aceitarem provocação. “Temos que mostrar que nossa briga é em defesa de uma causa, de um projeto. Se Deus quiser, vamos dar mais um show de democracia no domingo”, concluiu.

“Veja” – Para a revista, Lula e Dilma “sabiam de tudo” o que ocorria na Petrobras. A notícia não é confirmada pelo advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, cuja equipe acompanhou Yousseff durante todos os depoimentos dados à Polícia Federal. “Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso. Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso”, afirmou em entrevista ao jornal “O Globo”. “Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”, acrescentou.

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha disse ser um absurdo a “Veja” fazer essa publicação às vésperas da eleição, baseado em algo que não se sustenta em nenhum documento jurídico. “A Veja por quatro anos tentou desconstruir o governo da presidenta Dilma”, conta Padilha, que alertou os eleitores sobre o histórico da revista, que tem prática de realizar denúncias sem sustentação, na tentativa de interferir nos resultados das eleições.

O presidente estadual do PT, Emidio de Souza, caracterizou o episódio como lamentável e também como tentativa de influenciar no resultado eleitoral. “A Veja ainda não entendeu o amadurecimento da democracia brasileira. Ela vai ter que responder judicialmente, mas a credibilidade dela vai ao chão”, criticou ele. O dirigente acredita que o ocorrido não vai influenciar nas eleições “porque o brasileiro já tem voto definido”.

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

PT Cast