Carregando...

O Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores, fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), nasceu no contexto de intensas mobilizações sociais que marcaram a história política, econômica e social brasileira a partir da segunda metade da década de 70. O País ainda vivia sob uma ditadura militar imposta ao povo pelo golpe deflagrado em 1964. Tendo à frente o líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.
A criação do PT foi resultado da combinação entre a idéia e, principalmente, a prática de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais, artistas que almejavam um instrumento de representação para promover profundas alterações nos destinos de suas histórias e da socidade brasileira pela via democrática.
Disputando eleições desde 1982, nestes 33 anos de existência o Partido dos Trabalhadores legitimou e consolidou a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Na Presidência da República desde 2003, com os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, em 2010 o PT conquistou quatro governos estaduais (Rio Grande do Sul, Bahia, Acre, Sergipe e o Distrito Federal).
O PT também conta no Congresso Nacional com uma bancada de 12 senadores e de 89 deputados federais. Em todo o País são 149 deputados estaduais, 635 prefeitos, 604 vice-prefeitos e 5.191 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2012.
Atualmente, o PT tem mais de um milhão e setecentos mil filiados e está organizado em mais de cinco mil municípios brasileiros. O PT é o único partido no Brasil que realiza eleições diretas para todos os cargos da direção partidária, em todos os níveis - municipal, estadual e federal - através do Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorre a cada quatro anos.

Endereços das sedes nacionais do PT:

Em Brasília:

Setor Comercial Sul - Quadra 2 - Bloco C - Nº 256