OAB vai à Justiça contra mandados coletivos de busca

Em nota assinada pelo Conselho Federal da OAB e da seccional do RJ entidades repudiam mais esse instrumento do governo golpista e apontam ilegalidades

Claudio Lamachia, presidente da OAB (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), junto com a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Estado do Rio de Janeiro (OAB-RJ), vêm a público repudiar os “mandados coletivos” de busca e apreensão.

Tal expediente não é previsto em Lei e vai de encontro ao Código de Processo Penal, que determina especificar a quem é direcionado o mandado. Por ser limitadora de garantias fundamentais, toda e qualquer medida cautelar jamais pode ser genérica. Caso contrário, há a violação constitucional da garantia individual de inviolabilidade do lar e intimidade – colocando sob ameaça ainda maior os direitos da parcela mais desassistida da população.

O CFOAB e a OAB-RJ estudam formas legais para impedir esta grave ameaça aos direitos e garantias dos cidadãos do Rio de Janeiro, já tão prejudicados pela ação dos grupos criminosos.

Desde o anúncio da intervenção federal no Rio, na última sexta-feira, dia 16, a OAB acompanha atentamente – dentro de sua missão institucional – os desdobramentos da decisão com o objetivo de evitar abusos como os “mandados coletivos”.

Não se combate o crime cometendo outros crimes. Isso é incompatível com a Democracia.

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2018

Claudio Lamachia

Presidente do Conselho Federal da OAB

Felipe Santa Cruz

Presidente da OAB/RJ

Por OAB do Rio de Janeiro

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast