Obras no nordeste vão amparar polos tecnológicos

Plano pretende integrar projetos de transposição do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina a novo programa de desenvolvimento regional    

As grandes obras de infraestrutura que o governo federal vem realizando no Nordeste por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina, vão servir de âncora para integração e criação de polos tecnológicos destinados à promoção do desenvolvimento sustentável da região.

A proposta é dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação,  Clélio Diniz, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que vão aprofundar os estudos sobre o tema com a criação de um grupo de estudos interministerial, a ser anunciado nos próximos dias. Esse grupo vai, inicialmente, estruturar formas de cooperação entre as duas pastas.

Os dois ministros acreditam que a soma de esforços permitirá o entrelaçamento das grandes obras estruturantes com um amplo plano de desenvolvimento regional, em benefício dos estados participantes. O objetivo é agregar àquelas obras projetos que associem geração de conhecimento e empregos na região.

Os ministros acreditam que o programa tenha potencial para atender 230 cidades dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, todos eles beneficiários do projeto de integração do Rio São Francisco (Pisf).

Cinco temas – Em nota publicada na página do Ministério da Integração na internet, Teixeira afirma que a chegada das águas, pela transposição do rio, vai não apenas aumentar a garantia hídrica àquela parte do País, como também resultará em sobras para usos diversos – tanto para irrigação como para outras atividades econômicas.

A princípio, os dois ministérios já elegeram cinco temas que vão direcionar o projeto: educação e formação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura complementar; estruturação produtiva e rede de cidades, com fortalecimento da área de serviços.

Uma primeira reunião foi realizada no dia 13 de novembro, quando a secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo, fez uma avaliação inicial sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Entorno do PISF e sua construção conjunta entre os estados que vão recepcionar o projeto.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias.

PT Cast