Onda de ódio: sede do PT é atacada em SP durante madrugada

Fachada foi destruída a golpes de picareta na madrugada. “Ação foi alimentada pelo ódio”, diz o vice-presidente do partido, Alberto Cantalice

A sede nacional do Partido dos Trabalhadores em São Paulo sofreu ataque durante a madrugada desta quinta-feira (30). Uma pessoa foi detida.

Segundo o segurança que estava de plantão, por volta da 1h15 um homem desferiu golpes com uma picareta contra as portas de vidro da sede do partido, destruindo completamente três delas. Foi contido por seguranças do prédio, que chamaram a polícia. Ninguém se feriu.

Um carro da Polícia Militar apareceu em seguida e o suspeito foi levado ao 8º Distrito Policial, onde foi feito um boletim de ocorrência por dano ao patrimônio.

Na delegacia, o agressor, Emilson Chaves da Silva, 38, seguiu fazendo ameaças ao partido e seus integrantes, dizendo que repetiria o ataque. Ainda assim, foi liberado.

2016-06-30

Foto: Paulo Pinto / Agência PT

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi pessoalmente ao 1o. Distrito Policial de São Paulo (Sé), assinar representação para que o ataque à sede do partido seja investigado.

O PT está tomando todas as medidas necessárias para apuração e punição ao responsável pela depredação na sede do partido e das ameaças que verbalizou. As medidas serão tomadas nas esferas criminal e cível.

Também está sendo solicitado à Polícia Militar um reforço do policiamento no local, com o fim de garantir a segurança dos cidadãos. A PF também será comunicada do fato.

Repercussão

“Foi um ataque promovido por uma pessoa alimentada pelo ódio diário que parte da mídia e a direita alimentam contra o Partido dos Trabalhadores”, afirmou o vice-presidente do partido, Alberto Cantalice,  “Mas não vão nos intimidar”.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, colocou em seu perfil no Twitter a foto da fachada e escreveu: “Sede nacional do @ptbrasil atacada durante a madrugada. Escuridão sobre a tolerância e democracia”.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) divulgou nota de repúdio ao ataque. O líder da minoria na Câmara e vice-presidente nacional da legenda lembrou a luta ao longo dos anos para viver em uma democracia onde a opinião de todos possa ser ouvida e respeitada. “Trata-se de mais um ataque covarde, feito na calada da noite e patrocinado por grupos fascistas que não sabem conviver com o regime democrático”, disse ele. E reforçou: “Depredar a sede de um partido é um ato de vandalismo e de intolerância com o pensamento alheio. Se aqueles que nos atacam pensam que vamos nos acovardar, estão enganados, pois saímos sempre mais fortalecidos. Continuaremos firmes na luta pela democracia e contra o golpe”.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) se manifestou através das redes sociais: “É mais um ataque cujo combustível é a onda de ódio propagada pela direita e alimentada pela mídia. Lembremos da bomba no Instituto Lula, das sedes regionais do PT e do PCdoB que foram depredadas, do ataque à UNE… Se acham que nos amedrontam com ataques covardes, estão muito enganados!”, afirmou.

Ataque anterior
Na quinta-feira passada (23), agentes da Polícia Federal realizaram uma ação midiática de busca e apreensão na sede do partido, com forte aparato policial. “Para cumprir mandato de busca e apreensão na sede do PT, se vê policiais federais vestidos como se fossem fuzileiros navais, com fuzis e armas de grosso calibre. Qual é o sentido de, para cumprir mandato de busca e apreensão de computador e coisas assim, montar uma operação de grande monta?”, questionou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Para ele, a razão seria produzir fotos e imagens que servirão para a disputa política.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast