ONG internacional pede aprovação do pacote anticorrupção

A presidenta Dilma Rousseff lançou pacote de medidas de combate à corrupção, como a criminalização do caixa dois eleitoral e da lavagem de recursos para fins eleitorais

Foto: Senado Federal

A organização civil contra a corrupção Transparência Internacional enviou nesta sexta-feira (20) um apelo ao Congresso pedindo a aprovação do pacote anticorrupção proposto pelo governo federal.

A presidenta Dilma Rousseff lançou na quarta-feira (18) sete medidas de combate à corrupção, entre elas, a criminalização do caixa dois eleitoral e da lavagem de recursos para fins eleitorais.

O texto do governo federal foi considerado pela organização como “medidas fortes”, mas “um modesto primeiro passo” para o enfrentamento da corrupção no Brasil.

“O pacote anticorrupção oferecido pela Presidenta é um bom começo, mas não é suficiente por si só. Deve ser complementado por uma reforma política rigorosa”, diz em nota o presidente da Transparência Internacional, José Ugaz.

A entidade pede ainda que o Congresso aprove o projeto de reforma político proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que visa acabar com as doações empresariais de campanha.

“Os brasileiros vêm demonstrando a sua indignação contra a corrupção generalizada em vários protestos”, diz a nota da Transparência Internacional.

A ONG ressaltou ainda que o Brasil deu “grandes passos em direção à redução das desigualdades”, na última década, e diz ser necessário um esforço conjunto e permanente contra a corrupção para conquistar novamente a confiança dos brasileiros.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast