ONU e Brasil se mobilizam pelos recursos hídricos

Neste ano, Dia Mundial da Água terá como tema “Água para Nosso Futuro”. Em 2018, evento será comemorado em Brasília

A Agência das Nações Unidas para Assuntos sobre Água Doce e Saneamento anunciou, na terça-feira (20), o tema que vai pautar o Dia Mundial da Água. Comemorado internacionalmente em 22 de março, o evento terá como tema “Água para Nosso Futuro”.

O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos. Neste ano, o evento será realizado na Coreia do Sul, em duas cidades: Daegu e Gyeongbuk. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o assunto que pautará as discussões sobre recursos hídricos em todo mundo em 2015 será “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

Em 2018, a comemoração do Dia Mundial da Água terá Brasília como sede. A escolha da capital federal aconteceu em fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), em Gyeongju, na Coreia do Sul.

O Dia Mundial da Água é celebrado mundialmente desde 1993, após ser formalmente recomendado pela ONU durante a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A partir de então estabeleceu-se a tradição de a ONU escolher um tema anual para conduzir os eventos sobre a água. O intuito é, segundo a ANA, fazer com que a abordagem dos problemas relacionados aos recursos hídricos ganhem visibilidade e agreguem-se às mobilizações civis, atraiam cientistas e usuários do recurso natural.

A ONU ainda definiu outros temas para as discussões até o encerramento do ano. Entre eles estão “Água e Energia”, “Cooperação pela água”, “Água e segurança alimentar”, “Águas transfronteiriças”, “Saneamento”, “Água limpa para um mundo saudável”, “Lidando com a escassez de Água” e “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”.

Brasília – A campanha brasileira que resultou na escolha de Brasília para sediar a FMA 2018 teve como tema “Compartilhando Água”. A ideia é que o tema dê continuidade aos debates já realizados sobre os desafios do setor de recursos hídricos.

A ANA informou ainda que uma equipe de avaliadores esteve em Brasília em agosto de 2013. O relatório produzido pelo grupo abordou temas como infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, rede hoteleira e locais para realização do fórum, e serviu de suporte para que a escolha da cidade.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast