ONU elogia Brasil por receber crianças refugiadas em escolas

Segundo Conare, Brasil já recebeu mais de dois mil refugiados sírios e a previsão é que esse número continue a subir

Foto: Fabio Arantes/ Secom Prefeitura de SP

A Organização das Nações Unidas (ONU) elogiou o Brasil pelo acolhimento a crianças refugiadas em escolas públicas e destacou a atuação do País ao receber refugiados de regiões distantes.

“Vocês têm muitos desafios pela frente, terão de vencer muitos problemas, mas são nossa esperança”, disse a vice-presidente do Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas, Sara Oviedo, durante a 70ª sessão dos Direitos da Criança da ONU.

Desde 2011, o Brasil já recebeu mais de dois mil refugiados sírios, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão ligado ao Ministério da Justiça. A previsão do Conare é que esse número continue a subir.

“Eles se unem a nós como cidadãos que estimulam o crescimento de nossa nação multiétnica e multicultural. Suas crianças são nossas crianças e têm, sim, direito à matrícula em nossas escolas públicas”, afirmou Alexey Dodsworth, assessor especial do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante sabatina na ONU, em Genebra.

A Organização das Nações Unidas publicar recomendações para o Brasil. Com base nelas, o País definirá ações e estratégias para melhorar a qualidade da educação oferecida a crianças e adolescentes.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil e Ministério da Educação

PT Cast