ONU-Habitat elogia Plano Diretor de SP

Agência da ONU destacou a ênfase na sustentabilidade e urbanismo social e elogiou processo democrático de construção do Plano

O diretor regional do Escritório para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Elkin Velasquez, avalia que o Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, sancionado por Fernando Haddad, é um exemplo a ser seguido por outras cidades. “São Paulo teve a ousadia para seguir os princípios de sustentabilidade e urbanismo social”, diz.

Velasquez elogiou a inclusão do planejamento urbano como guia para qualquer ação de setores no cotidiano da cidade, em especial do público. Mais do que isso, frisou que é necessário que ele seja utilizado para fomentar os princípios e instrumentos do urbanismo.

O PDE tem o objetivo de adensar e reogarnizar a cidade de São Paulo nos próximos 16 anos, centrando seus esforços em três eixos principais – moradia, mobilidade urbana e sustentabilidade. Além de contar com a participação de técnicos do setor público, o desenho do plano incluiu a opinião da sociedade civil por meio de mais de 25 mil contribuições pela internet.

“Estamos totalmente alinhados com o que há de mais moderno em diretrizes urbanísticas. O plano já vem sendo estudado e discutido em artigos acadêmicos no mundo”, disse o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast