ONU: Redução da maioridade pode agravar violência no Brasil

Para organização, adoção da medida resultaria em graves consequências no presente e no futuro. Projeto está em tramitação no Congresso Nacional

(Foto: Laycer Tomaz/ Agência Câmara)

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a redução a maioridade penal no Brasil pode agravar o problema da violência no país. Em nota divulgado na segunda-feira (11), a instituição se coloca contrária à medida e alega que a iniciativa resultaria em “graves consequências no presente e no futuro”.

“Encarcerar jovens de 16 e 17 anos em presídios superlotados será expô-los à influência direta de facções do crime organizado”, diz o comunicado.

De acordo com a ONU, dos 21 milhões de jovens brasileiros, 0,013% cometeram crimes contra a vida. A Proposta de Emenda à Constituição 171/93, em tramitação no Congresso Nacional, prevê a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos.

“Uma solução efetiva para os atos de violência cometidos por jovens passa pela análise das causas e pela adoção de uma abordagem integral em relação ao problema da violência”, defende a organização.

“Essas situações são muitas vezes agravadas pela ausência do apoio às famílias e pela falta de acesso destas aos benefícios das políticas públicas de educação, trabalho e emprego, saúde, habitação, assistência social, lazer, cultura, cidadania e acesso à Justiça que, potencialmente, deveriam estar disponíveis a todo e qualquer cidadão, em todas as fases do ciclo de vida”, afirma a instituição.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Cast