Operários do estádio Mané Garrincha viram estrelas de cinema

O filme “Operários da Bola” traz o registro do primeiro jogo no Estádio Nacional de Brasília disputado entre trabalhadores das obras. Partida ocorreu muito antes da inauguração

Foto: Cadu Gomes

Está em cartaz em cinemas de todo o Brasil, o documentário “Operários da Bola”. Repleto de depoimentos emocionantes, o filme conta a história dos trabalhadores que ergueram o novo estádio Mané Garrincha, em Brasília, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil.

“É um filme que fala do povo brasileiro, de sonhos e de como somos todos ligados de alguma forma ao futebol”, disse Virna Smith, diretora do longa-metragem.

Engana-se quem pensa que os estreantes do Mané Garrincha foram os titulares do Brasiliense, um dos times locais, na final do Campeonato Candango, em maio do ano passado. Muito antes dessa partida, o campo, ainda improvisado, recebeu um singelo campeonato.

Jogadores privilegiados disputaram a “Copa Solidária Operários da Bola”, que contou com 68 equipes, formadas por quem trabalhava na construção da arena. Dos cerca de três mil operários na época, 860 participaram do campeonato que imitava uma copa do mundo. Os treinos aconteceram após os turnos de trabalho e serviram, muitas vezes, de motivação para os operários.

Semelhante ao que ocorreu na construção da Capital Federal, a obra atraiu trabalhadores de todo canto do País. Muitos trouxeram na bagagem mais do que a busca por um emprego, vieram impulsionados por sonhos.

Manoel Oliveira Lima, mais conhecido como “Bala” foi um deles. Ex-jogador de futebol, tricampeão brasileiro pelo Atlético Mineiro, chegou a jogar também na Europa antes de encerrar a carreira profissional no interior do Maranhão. Aos 46 anos de idade, veio para Brasília movido pelo desejo de voltar aos campos. Aqui, dividiu-se entre o serviço de concretagem e treinos dos operários.

Com o fim do campeonato e, sucessivamente, das obras, Bala voltou há pouco tempo para o Maranhão. Hoje faz parte da Seleção de Futebol de Colinas.

Assim como ele, muitos outros também sonhavam em jogar bola em um estádio profissional. “Foram movidos pela possibilidade de mudar de vida e realizar o sonho de ser jogador de futebol”, contou a diretora.

O filme “Operários da Bola” pode ser visto no Espaço Itaú de Cinema, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Sorocaba.

Ficha técnica:
OPERÁRIOS DA BOLA (livre)
Brasil, 2014
Direção, roteiro e produção: Virna Smith