Oposição apoia movimento a favor do impeachment

Donos da Ambev, PSDB e o DEM são alguns dos que financiam os protestos

O “panelaço” organizado para acontecer durante o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, no último dia 8 de março, contou com o apoio e a promoção de movimentos ligados à partidos da oposição e sustentados por grandes empresários. Nos últimos dias, estes personagens assumiram publicamente a participação na manifestação marcada para o dia 15 de março, a favor do impeachment de Dilma.

Os partidos de oposição PSDB, DEM, PPS e Solidariedade já anunciam apoio ao movimento publicamente. O PSDB, partido do candidato derrotado à presidência no ano passado, Aécio Neves, está ao lado de movimentos como “vemprarua” e a “ondaazul”, desde o ano passado.

O PPS e o Solidariedade anunciaram que vão sair às ruas com bandeiras do Brasil e carros de som, fazendo coro a um viés golpista impulsionado pela classe média e alta do país.

Outra frente do movimento é financiada pela Fundação Estudar, de João Paulo Lemann, um dos donos da Ambev, e seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira e André Esteves. Os empresários detêm o domínio do site vemprarua.org.br, responsável por orquestrar os protestos no fim do ano passado, logo após a vitória da presidenta Dilma no segundo turno das eleições.

Em dezembro de 2014, questionado sobre o assunto pelo site “Brasil 247”, Lemann negou que a empresa fosse partidária. Entretanto, confirmou que o responsável pelo domínio do site é o diretor-executivo da fundação, Fábio Tran.

Nos últimos quatro meses, o domínio do site mudou para vemprarua.net, que não tem mais um titular, nem responsável, mas direciona o usuário para a página do grupo no Facebook. O antigo site foi tirado do ar.

Para o cientista político e coordenador do núcleo de estudos eleitorais, partidários e da democracia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Michel Zaidan, este tipo de protesto perde sua legitimidade quando é movido por boataria e especulações.

“Essa é uma atitude golpista e claramente uma tentativa de quem perdeu e não se conformou a motivar um terceiro turno”, avaliou.

Segundo Zaidan, o movimento está envenenando a população contra a presidenta Dilma. “A classe média está envenenada contra a presidenta Dilma e aceita com facilidades os boatos, acreditando fielmente, por exemplo, em possível comunismo”, explicou.

De acordo com o cientista político, “é muito perigoso” estimular uma crise institucional como essa. “É como uma caixa de pandora, depois que abre não se sabe o que vem.”

Em tempo, a Fundação Estudar esclareceu, por meio de nota encaminhada à Agência PT de Notícias,  que não detém o registro e não hospeda em seu domínio o site vemprarua.org.br. “A associação do nome da Fundação com este site ocorreu erroneamente por uma iniciativa isolada e individual de um colaborador, que já não faz mais parte do quadro da instituição”, diz o texto.

“A Fundação Estudar ressalta seu caráter apolítico e apartidário e sua missão de desenvolver jovens talentos, oferecendo programas nas áreas de estudo e carreira”, encerra

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

(Atualizada às 15h42, de 11/03/2015)