Organizações de esquerda fazem ato pela democracia em Palmas

Partidos e movimentos sociais se manifestaram em defesa do Estado Democrático de Direito na capital do Tocantins

Diversos movimentos estudantis, populares, sociais, centrais sindicais, personalidades progressistas e partidos se uniram em uma ampla frente de esquerda em Palmas (TO) em defesa do Estado Democrático de Direito e apoio ao ex-presidente Lula. O ato ocorreu na última segunda-feira (07), com concentração  na Praça da Igreja Matriz em Taquaralto. Por volta das 19h, cerca de mil militantes marcharam na principal avenida da região Sul da capital.

“A manifestação foi contra as forças reacionárias que tentam avançar rumo ao golpe. A operação promovida pela direita golpista de forma arbitrária, orquestrada com um espetáculo midiático, é uma perseguição política contra o melhor presidente que o Brasil já teve . Uma perseguição contra quem representa o projeto construído com a participação de trabalhadores e trabalhadoras que, antes dele, não eram sequer vistos ou lembrados”, explica a assessoria de comunicação do PT de Tocantins.

Durante o ato, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) foi enfático. “Estamos na rua para dizer que Lula não está sozinho, ele tem companheiros e base social. O nosso ex-presidente representa a esperança do povo brasileiro, os governos petistas possibilitaram uma vida mais digna para a população”, disse, relembrando as várias políticas públicas que permitiram mais qualidade de vida para o povo brasileiro, como o Bolsa Família, o Prouni e o Fies, o Ciência Sem Fronteiras, o Luz para Todos e o Minha Casa Minha Vida.

Segundo o coordenador do Movimento Sem Terra (MST), Messias Vieira, é preciso defender o ex-presidente pelo que já foi conquistado e pelo o que ainda precisa avançar. “Não podemos recuar um só momento nas nossas conquistas”, afirmou.

O presidente estadual do PT no Tocantins, Júlio César, convocou os manifestantes na defesa de Lula. “Estamos protestando contra o tratamento dado ao nosso ex-presidente, que está sendo duramente perseguido pelo que ele fez de bom. Nós precisamos defendê-lo em todos os lugares. Vamos enfrentar o debate”, finalizou.

Concentração

Entidades organizadoras do ato:
MST – Movimento Sem Terra

MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia

CMP – Central de Movimentos Populares

OPM – Organização Popular de Moradia

JPT/TO – Secretaria de Juventude do Partido dos Trabalhadores do Tocantins

MMM – Marcha Mundial das Mulheres

UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas

FACOMTO – Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins

PCdoB – Partido Comunista do Brasil