Osasco: petista quer cidade do futuro com inclusão social

Deputado federal, Valmir Prascidelli é pré-candidato à prefeitura de Osasco (SP) e quer devolver à cidade o modo petista de governar

Osasco precisa voltar a ter uma gestão com o “Modo Petista” de governar. Essa é a avaliação do deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Osasco (SP), Valmir Prascidelli (PT-SP).

“É fundamental, principalmente por conta de uma concepção do papel da gestão pública. Então nós queremos retomar a administração para que a gente possa dar um salto de qualidade na cidade. Avançar para o futuro com modernidade, com uma expectativa de uma cidade pujante, mas que precisa ter qualidade de vida para a sua população”, afirma.

O pré-candidato conta que Osasco já experimentou o Modo Petista quando, em 2005, Emídio Pereira de Souza saiu vitorioso nas eleições e “conseguiu implementar uma mudança importante na cidade”. Segundo ele, o ex-prefeito fez de Osasco o segundo PIB do estado de São Paulo e o nono PIB do País.

“É uma cidade que cresceu e se desenvolveu bastante nas duas gestões do prefeito Emídio com inclusão social e participação popular”, lembra Prascidelli.

Ele destaca a “contribuição fundamental” dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff na urbanização da cidade, na área da saúde e na questão habitacional, como a construção de equipamentos habitacionais “no Conjunto Vitória, no Vicentina, nos Portais, que beneficiaram diretamente milhares de pessoas”.

Osasco-Minha-casa-minha-vida-Conjunto-Residendial-Flor-de-Liz-no-Jardim-Belmonte-foto-divulgação

Habitacional do Minha Casa Minha Vida em Osasco (SP). Foto: Divulgação

“Agora, por exemplo, a zona norte da cidade está passando por várias ações de urbanização, com canalização de córregos. Tudo com recursos do governo federal, liberados pelo governo Dilma”, afirma.

Prascidelli ressalta que essas obras foram planejadas na gestão do prefeito Emídio, mas que só estão sendo feitas agora. “Em função talvez de uma certa ausência de interesse da administração atual, que somente agora, quando chega próximo da eleição, tenta concretizar essas obras”.

Segundo o deputado federal, o atual prefeito de Osasco, Jorge Lapas, hoje no PDT, se distanciou das questões sociais tão caras ao PT.

“O atual prefeito buscou outro caminho, saiu do PT e nós decidimos, portanto, que deveríamos lançar candidato e eu fui escolhido como pré-candidato do PT”, explica.

Entre as áreas que precisam de mais atenção da administração municipal, Prascidelli aponta o transporte público, a saúde e a construção de uma política de inovação na área cultural.

“Osasco é uma cidade com abundância de equipamentos em saúde. Nós temos três Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs, construídas com recursos federais, mas o cidadão chega nessas unidades e não tem médico para atender. Não podemos aceitar que nas UPAs ou nas Unidades Básicas de Saúde não tenham médico, não tenham medicamento para a população”, destaca o pré-candidato.

UPA em Osasco. Foto: Divulgação

Sobre a eleição municipal deste ano, Prascidelli afirma que sua expectativa é fazer uma campanha propositiva, de diálogo direto com a população.

“Utilizar também as redes sociais, fazer um debate aberto com a população nas redes sociais. Dar oportunidade que as pessoas apontem os problemas da cidade e apontem muitas vezes soluções para que a gente possa buscar uma melhor qualidade de gestão”, completa.

Para ele, a militância petista fará a diferença na campanha em Osasco. “Aqueles militantes que acreditam que nós podemos construir uma cidade e um Brasil melhor para toda a população, dando oportunidades iguais a todos, deverão participar e nos ajudar ativamente nessa campanha”, convida Prascidelli.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias