“Panelaço” não representa sentimento da maioria

Manifestação registrada em algumas capitais durante o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff virou piada em redes sociais

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

O “panelaço” registrado na noite de domingo (8), durante o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi marcado por manifestações isoladas que, em pouco tempo, viraram piada nas redes sociais. O ato foi minimizado por integrantes do governo e do PT.

Restritos a bairros nobres das cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia, os protestos não representam o sentimento da maioria da população. Para o especialista em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral, Flavio Brito, é natural que exista certo descontentamento diante de algumas medidas impopulares adotadas recentemente pelo governo federal.

“Não é a maioria da população brasileira pedindo o impeachment da Dilma, mas é natural que haja um descontentamento”, pondera o especialista. Durante o discurso, em cadeia nacional, a presidenta admitiu dificuldades econômicas no País e pediu paciência aos brasileiros, ao afirmar que a “situação é passageira”.

O jornalista Juca Kfouri classificou o movimento de “panelaço gourmet” movido, segundo ele, pelo “incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando  aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade”.

A mesma análise foi feita pelo ministro Aloízio Mercadante, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (9). Segundo ele, os protestos foram realizados em cidades e bairros onde a presidenta sofreu expressiva derrotada na eleição de 2014.

Para o secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, o panelaço falhou em seu objetivo, pois “foi um movimento restrito, que não se ampliou como queriam seus organizadores”, afirmou.

Américo disse ainda que há indícios de que o movimento seja financiado pela oposição. “Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, observou.

Piada – A repercussão do “panelaço” entre os internautas ganhou um tom bem-humorado com a adoção do apelido “panelaço gourmet” para o protesto. O termo atingiu os trending topics do Twitter na tarde de hoje.

“Panelaço-caviar: nunca vi nem ouvi, eu só ouço falar”, brincou o internauta Luiz Damasceno.

No Twitter, o uso da hashtag #TuiteUmFilmeComPanela transformou o movimento em tema de brincadeira que sugeria mesclar o nome de um filme com a palavra “panela”.

Por Priscylla Damasceno, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast