Para acusar o PT, PSDB ignora corrupção tucana

Petistas criticam silêncio seletivo do PSDB diante da corrupção e dos maus feitos de seus correligionários

O PSDB pretende transmitir na noite desta terça-feira (19) uma propaganda partidária em cadeia nacional com duros ataques ao Partido dos Trabalhadores e ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Com o material, já disponível na internet, os tucanos se utilizam mais uma vez de insinuações, acusações, distorcem fatos e fazem terrorismo sobre o futuro do Brasil, estratégia conhecida da atual oposição.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), o PSDB mostra cinismo ao usar a alcunha da corrupção para atacar o PT, ao mesmo tempo que silenciam diante dos crimes cometidos por correligionários. “O PSDB tem se especializado nessas críticas seletivas que beiram o cinismo, ao tentar apagar os rastros dos malfeitos e dos desmandos havidos nos seus oito anos de governo”, declarou, nesta segunda-feira (18), em discurso em plenário.

Segundo ele, assim como o partido ignorou as suspeitas sobre as privatizações promovidas pelos governos de Fernando Henrique Cardoso, fica mudo agora diante das denúncias de pagamento de propina ao governador do Paraná, Beto Richa. “Não se ouve uma única palavra do partido ou de seus líderes sobre o tema”, observou o senador. “Assim como silenciou para o escândalo do metrô de São Paulo e do mensalão mineiro, que há mais de um ano está parado na Justiça de Minas”, completou.

Desde o primeiro mandato do ex-presidente FHC, o partido está envolvido em escândalos de corrupção, fraudes fiscais e prejuízos aos cofres públicos. Mais recentemente, o Ministério Público de São Paulo expôs o envolvimento de tucanos no cartel de trens e metrôs em São Paulo, caso conhecido como “Trensalão”.

O presidente do partido, Aécio Neves, também teve seu nome blindado quando envolvido no desvio de R$ 1,3 bilhão de verbas da saúde de Minas Gerais, entre 2003 e 2010, quando era governador do estado; ao ter o nome citado na lista de Furnas, entre tantos outros.

Lava Jato e a Petrobras – Nesse mesmo jogo, o PSDB dá todo o crédito aos depoimentos de delação premiada de investigados na Operação Lava Jato, quando estes acusam o PT ou atingem seus adversários; mas renega quando as acusações atingem correligionários.

“Os delatores que abrem a caixa-preta do PSDB, como o auditor da Receita paranaense, são chamados de bandidos. É extremamente curioso também abrir os jornais e ver o presidente nacional do PSDB querer dar aula sobre credibilidade ao governo Dilma, mas continua a varrer para debaixo do tapete as sujeiras que têm dentro da própria casa”, expôs Humberto Costa.

“A capacidade de autocrítica do PSDB está no nível do volume morto do Cantareira. Não se ouve uma única palavra do partido ou de seus líderes sobre o tema”, completou.

Para o deputado Vicentinho (PT-SP), nem Aécio nem FHC tem moral para falar de corrupção de partido, já que o PSDB é acusado de vários crimes de corrupção mas, por manipulação, não são julgados.

“Existem quatro casos marcantes relacionados a fraudes ficais, roubo de dinheiro público e manipulação da mídia em favor da oposição. O mensalão tucano em Minas Gerais, os 445kg de cocaína encontrados no helicóptero de aliados de Aécio Neves (PSDB), o Trensalão em São Paulo e a violência e denúncia de corrupção no governo do Paraná. Porém, nenhum parlamentar do partido se pronuncia, nem a mídia”, afirma Vicentinho.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias