Para CNBB, é preciso garantir o aprofundamento das conquistas sociais

Em nota, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil afirma que é equivocado que a sociedade aceite uma propaganda derrotista, um “pessimismo contaminador de que o Brasil está num beco sem saída”

Foto: (Elza Fiuza /Agência Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acredita que é preciso garantir o aprofundamento das conquistas sociais com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária.

O assunto foi tratado em nota divulgada nesta quinta-feira (29) pela Presidência da CNBB sobre “A realidade sociopolítica brasileira: dificuldades de oportunidades”. O texto foi aprovado pelo Conselho Permanente da instituição, que esteve reunido em Brasília, de 27 a 29 deste mês.

A nota é uma manifestação da Conferência sobre a conjuntura política e social. Para eles, é equivocado que a sociedade aceite uma propaganda derrotista, um “pessimismo contaminador de que o Brasil está num beco sem saída”.

“É preciso garantir o aprofundamento das conquistas sociais com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária. Cabe à sociedade civil exigir que os governantes do executivo, legislativo e judiciário recusem terminantemente mecanismos políticos que, disfarçados de solução, aprofundam a exclusão social e alimentam a violência, entre os quais o estado penal seletivo, as tentativas de redução da maioridade penal, a flexibilização ou revogação do Estatuto do Desarmamento e a transferência da demarcação de terras indígenas para o Congresso Nacional”, cita o documento.

A CNBB também pediu que os três Poderes trabalhem para assegurar a governabilidade. “Cada protagonista terá que ceder em prol da construção do bem comum, sem o que nada se obterá”, ressalva.

Para os bispos, cabe à sociedade civil exigir que os governantes recusem mecanismos políticos que, disfarçados de solução, aprofundam a exclusão social e alimentam a violência. Eles citam, entre outros, a redução da maioridade penal.

Confira a íntegra da nota aqui.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da CNBB

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast