Para contribuir com ajuste, Gleisi quer reduzir em 10% salários de senadores

Projeto será elaborado pela senadora do PT, juntamente com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e tem o objetivo de diminuir os custos do governo

Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) anunciou no plenário, nesta segunda-feira (5), que irá apresentar uma proposta para reduzir em 10% os salários dos senadores. O projeto ainda será elaborado e visa reduzir os gastos do governo.

“Estou apresentando um projeto de resolução para que o Congresso, no âmbito do Senado, é óbvio, reduza os salários dos senadores para que neste período de maior agravamento da crise possamos também dar a nossa colaboração”, disse a senadora petista.

A petista destacou que a medida “pode não significar muito do ponto de vista quantitativo, mas com certeza significa do ponto de vista simbólico”.

A proposta de Hoffmann tem a intenção de colaborar para os reequilíbrio das contas do governo e é semelhante ao exemplo dado pela presidenta Dilma Rousseff, que decidiu cortar em 10% o próprio salário e dos 31 ministros do governo federal. O anúncio foi feito por Dilma na última sexta-feira (2), durante divulgação da reforma ministerial e administrativa do governo.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) compartilha a mesma intenção de Hoffmann. As duas senadoras deverão construir o texto da proposta juntas.

“Eu sei que não vão ser R$ 2 mil a menos, no salário de cada um, que vão resolver o problema do Brasil. Mas para a população brasileira, que está a sofrer com o aumento dos preços e com o aumento da inflação, muitas vezes com a perda do próprio emprego, seria uma demonstração muito importante”, disse Grazziotin.

O líder do governo no Congresso, o senador José Pimentel (PT-CE), aprovou a ideia e ressaltou a possibilidade de ampliar o “debate em todo o território nacional”.

“Se fizermos esse debate aqui no Congresso Nacional, isso contribuirá para que a 26 assembleias legislativas e a Câmara Distrital também possam participar desse esforço”, disse.

Pimentel enfatizou que, neste momento de redução de gastos, fazer economia é essencial para garantir a manutenção do Estado.

“Quando você analisa que o Brasil é a quinta maior população do planeta e a sétima maior riqueza do mundo, nós temos muito a economizar com cada real que venhamos a reduzir nos custos do Estado Nacional”.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast