Para descontar greve, Richa pede bloqueio de conta de sindicato

Parlamentar acusa o governador de querer inviabilizar economicamente o sindicato para desmobilizar os professores do estado

(Foto: Agencia Paraná)

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), determinou à Procuradoria-Geral do estado solicitar, nesta sexta-feira (29), ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PR) o bloqueio de R$ 1,4 milhão da conta da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato). O valor corresponde aos 32 dias de greve da categoria.

O pedido do tucano foi feito no mesmo dia em que cerca de 100 mil pessoas ocuparam o Centro Cívico de Curitiba para lembrar a passagem de um mês do massacre promovido pela Polícia Militar (PM), a mando do governador, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas.

Para o deputado Ênio Verri, o governador quer inviabilizar economicamente o sindicato para desmobilizar os professores do estado, em greve desde o dia 27 de abril. “Não surpreende o governador mostrar essa sua faceta ditatorial”, revela Verri.

Segundo o APP-Sindicato, a liminar foi encaminhada ao desembargador Luiz Mateus de Lima, o mesmo que já havia estipulado uma multa diária de R$ 40 mil em caso do descumprimento da determinação de suspenderem a greve.

De acordo com o Verri, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com várias entidades representativas das classes dos trabalhadores entrou com uma ação, recorrendo contra a liminar. A previsão é que até segunda-feira (1º), haja uma resposta.

“Já tentaram uma vez e derrubamos. E vamos derrubar novamente”, afirma Verri.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

PT Cast