Para Dilma, balanço marca nova fase de acertos

A presidenta Dilma Rousseff acredita que Petrobras superou todos os problemas de gestão após estatal divulgar o balanço anual

A presidenta Dilma Rousseff comemorou a divulgação do balanço financeiro anual da Petrobras, na quarta-feira (22). “A Petrobras vira uma página, acerta seu passo e eu tenho certeza que vai dar ainda muitas alegrias para nós nos próximos meses e anos”, declarou à jornalistas, nessa sexta-feira (24).

Dilma aguardava a visita da presidenta sul-coreana, Park Geun-hye, no Palácio do Itamaraty na tarde de ontem, quando repórteres aproveitaram o momento para perguntar se os dados apresentados marcava uma nova era da petrolífera brasileira, “sem sombra de dúvida”, respondeu a presidenta.

Na avaliação de Dilma, apesar do balanço ter apontado prejuízo de R$ 21,6 bilhões em 2014, sendo R$ 6,2 bilhões com perdas referentes à corrupção, a Petrobras mostrou que “superou todos os problemas de gestão”, declarou.

A presidenta reforçou que a Petrobras é uma “grande empresa” e aproveitou a ocasião para lembrar que a estatal receberá, em maio, em Houston (EUA), o prêmio OTC Distinguished AchievementAward for Companies, Organizations, and Institutions em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada pré-Sal.

“Inclusive, eu acho interessante o fato de ela estar recebendo o prêmio na OTC. Não só porque ela é uma grande empresa, do ponto de vista financeiro, como de qualquer lado que você olhe, pelo tamanho dela, pela capacidade de emprego que ela gera”, afirmou.

No inicio deste mês, Dilma afirmou ser dela e de seu governo a luta para recuperar a Petrobras. “Tenho certeza que interessa a todo o povo brasileiro. O que está em jogo nessa luta em defesa da Petrobras e do controle do pré-sal é nossa soberania, é o futuro do nosso país e da nossa educação”, disse, no início do mês de abril, durante a posse do Ministro da Educação, Janine Ribeiro.

Confiança – Além  da presidenta afirmar que está certa que “a estatal trará boas novas no futuro”, essa semana o CEO da Shell, Ben van Beurden, afirmou ter “100% de confiança na Petrobras” e disse, em reunião no Palácio do Planalto, que a empresa vai ficar “mais forte que antes”.

Mudanças – No próximo mês, será divulgado um novo plano de negócios da estatal para os próximos cinco anos. O trabalho terá como premissa a desalavancagem (menos crédito e redução de endividamento) da empresa, com investimentos em projetos de maior rentabilidade, segundo informou a diretora de Exploração e Produção da estatal, Solange Guedes.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias