Para Dilma, é urgente ação internacional conjunta contra o terrorismo

Em reunião de líderes dos Brics, na Turquia, a presidenta reiterou seu repúdio pelos ataques terrorista ocorridos em Paris na última sexta-feira

Belek - Turquia, 15/11/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante Reunião de Líderes dos Brics. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff reiterou seu repúdio pelos ataques terrorista ocorridos em Paris em seu discurso na reunião de líderes dos Brics, neste domingo (15).

“Essa atrocidade torna ainda mais urgente uma ação conjunta de toda comunidade internacional no combate sem tréguas ao terrorismo”, disse a presidenta em Antália, na Turquia.

Para Dilma, o grupo dos Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, teve resultados “muito expressivos” como a concretização do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas, que, segundo ela, devem impulsionar a ampliação da agenda de cooperação e a consolidação da parceria econômica do bloco.

“Nossos países estão comprometidos a trabalhar pela redução dos riscos que a economia global continua a enfrentar”, destacou a presidenta.

Dilma enfatizou que a coordenação brasileira no G20 continuará a priorizar os investimentos em infraestrutura, a redução da volatilidade dos mercados globais, a necessidade de reforma das instituições financeiras e o combate à pobreza e às desigualdades como temas importantes para os países em desenvolvimento.

Dilma ressaltou ainda que o grupo dos Brics “continuará a ser uma força positiva para a retomada do crescimento global nos próximos anos”.

Para isso, ela reforçou o empenho de tornar realidade os compromissos da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), assumidos em 2010, em prol de uma governança econômico-financeira global mais equilibrada e representativa, com maior participação dos países emergentes e em desenvolvimento.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Blog do Planalto”

PT Cast