Para José Américo, atos demonstram confiança no governo Dilma

A capital paulista reuniu 100 mil pessoas na Avenida Paulista

Lula Marques

A força das manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas de todo o país nesta sexta-feira (13) está na confiança e no apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Essa é a avaliação do secretário Nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias.

“Havia um grande tom de cobrança, mas o fato dos sindicalistas defenderem a democracia mostra que eles confiam em Dilma para governar o país”, afirma José Américo.

De Norte a Sul do país, manifestantes protestaram em defesa da democracia, da Petrobras e pela reforma política e direitos dos trabalhadores. Centrais sindicais, movimentos sociais e estudantes gritavam palavras de ordem à favor da presidenta Dilma.

“Os atos de hoje foram legítimos e demonstraram uma força muito grande dos apoiadores do governo. Foram passeatas entusiasmadas e participativas, mesmo debaixo de chuva”, diz o secretário.

Os protestos aconteceram em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. A cidade de São Paulo reuniu a maior quantidade de pessoas na Avenida Paulista. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 100 mil manifestantes lotaram a Rua da Consolação. Em Recife, Salvador e Aracaju somaram cerca de 10 mil pessoas.

José Américo afirma que a manifestação dessa sexta, não tinha interesse em medir forças ou se contrapor com os protestos de domingo. “Grande parte dos que estão convocando os atos do dia 15 são golpistas, de extrema direita e apoiados pelo PSDB, e ainda, pedem o impeachment da presidenta da República. Isso é uma ação extremamente antidemocrática, diferente do que foram os atos de hoje”, afirma o secretário.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias