Para petista, mudanças nas escolas de SP mostram desprezo de Alckmin pela educação

O deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP) entrou com requerimento solicitando a convocação do secretário estadual da Educação para esclarecer a reorganização das escolas em audiência pública na Assembleia Legislativa

Foto: UMES/Divulgação

O deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP) criticou, na segunda-feira (5), a decisão do governo de São Paulo, comandado pelo tucano Geraldo Alckmin, de separar totalmente os alunos das escolas estaduais por ciclo: fundamental I, fundamental II e médio.

“Mais uma vez, o governador Geraldo Alckmin demonstra seu desprezo pela Educação, tratando como custo o que é investimento. Vamos resistir a esta mudança autoritária”, destaca Rillo.

“A decisão unilateral da Secretaria de Educação negligencia mais uma vez a gestão democrática da educação. Uma reorganização pode implicar maior pressão sobre os prefeitos, para assumirem mais escolas”, aponta, lembrando ainda que a autonomia das escolas também está sendo desconsiderada.

Para Rillo, o secretário estadual da Educação do governo de São Paulo, Herman Voorwald, deve ser convocado a esclarecer o assunto em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. O pedido do petista será discutido nesta terça-feira (6), durante reunião da Comissão de Educação de Educação e Cultura de Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com o parlamentar, a organização dos colégios em único ciclo é uma medida que exige amplo debate, com toda a sociedade, principalmente trabalhadores da educação, estudantes e pais.

“É preciso discutir, entre outros aspectos, o impacto da medida, como a desvinculação do ambiente de trabalho dos professores e em relação à comunidade daquela escola”, diz.

São Paulo tem 5.108 escolas, das quais 3.186 mantêm dois ciclos e 479, três ciclos. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) alerta para o risco de fechamento de mil escolas, demissão de professores e a Secretaria Estadual de Educação admite a transferência de aproximadamente 1 milhão de alunos.

Protestos – Desde o anúncio da proposta de reorganização, estudantes e professores têm realizado manifestações, inclusive nos finais de semana, em todo o estado contra o fechamento de escolas.

O deputado Rillo acompanhou, na manhã desta terça-feira (6), pais e alunos da escola estadual Professor Victor Britto Bastos, de São José do Rio Preto, em manifestação contra a divisão das escolas por ciclos.

Na segunda-feira (5), ocorreram atos em diversas regiões da capital e do interior. Na zona norte, as comunidades da Escola Estadual Professor Vitor dos Santos Cunha e da Escola Estadual Gabriela Mistral seguiram em passeata até a Diretoria de Ensino Norte 2.

Estudantes de Catanduva, Votuporanga, Araçatuba, Leme, Bauru, Tupã, Itapetininga, Guarulhos, entre outras cidades, já se manifestaram contra a proposta e os professores da rede estadual entraram em estado de greve.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast