Paraenses são os primeiros a chegar para a posse de Dilma

Militantes de Bom Jesus do Tocantins (PA) vieram a bordo de um Fusca 1975

Primeiros a chegar: Carlos e Robson percorreram 2,5 mil km para ver segunda posse de Dilma

A 13 dias da posse da presidenta Dilma Rousseff, a Praça dos Três Poderes, em Brasília, recebeu dois militantes pioneiros do Pará para o evento. Carlos Magno Arruda e Robson Messias, chegaram nesta sexta-feira (19) à capital federal e dizem comemoraram terem sido os primeiros a estacionar na praça para a posse presidencial.

Os paraenses vieram em um Fusca 1975. Eles saíram de Bom Jesus do Tocantins (PA), no último dia 11, e enfrentaram 2,5 mil quilômetros de estrada. Arruda faz aniversário em 1º de janeiro e quer como presente ser recebido por Dilma.

Durante a viagem, os dois militantes petistas passaram por cidades do Pará, Maranhão, Tocantins e Goiás. Arruda e Messias pararam em diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores, sindicatos, rádios comunitárias e colheram assinaturas para uma carta com sugestões a ser entregue à presidenta Dilma, no dia da posse.

Aliás, acompanhar uma posse presidencial de perto, em Brasília, não é novidade para Messias. Ele esteve na capital federal com o mesmo intuito em 2003 e 2007, nas posses do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também em 2010, na primeira posse da presidenta Dilma.

De acordo com Messias, para chegar à Brasília para a primeira posse de Lula foi preciso pegar carona em um caminhão. Na segunda vez, eleito vereador e com mais facilidades, ele aproveitou a oportunidade para entregar uma carta pessoalmente à Lula. Na ocasião, ele solicitou a construção de uma escola rural na região onde mora.

Segundo Messias, quatro anos após a entrega da carta ao ex-presidente petista, foi concluída a construção do campus da Universidade Federal Rural (UFRA), em Marabá,

Além da caravana do Fusca de 1975, Arruda e Messias contam que sete ônibus com militantes paraenses seguirão à Brasília para a posse da presidenta Dilma.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com o blog As Falas da Pólis