Paraná se organiza para uma grande mobilização em apoio a Lula

Frente Brasil Popular, CUT e PT contabilizam mais de 30 ônibus que irão a Porto Alegre e divulgaram uma agenda de mobilizações em Curitiba

FPA

povo se reúne em frente à UFPR para ouvir Lula, em Curitiba

Estado onde tramita a Lava Jato e onde atua o juiz Sérgio Moro, o Paraná está mobilizado em torno da defesa do ex-presidente Lula com ações em diferentes cidades, com destaque para a capital Curitiba. A praça onde Lula fez o ato no dia 10 de maio de 2017 – quando ele prestou depoimento ao juiz- será novamente o palco da resistência paranaense.

Outra parte da militância segue para Porto Alegre em pelo menos 30 ônibus já confirmados pela Frente Brasil Popular, CUT e PT, fora aqueles que estão indo de carro ou avião. As ações no Paraná tiveram início no dia 13 de janeiro, Dia Nacional de Mobilizações, quando foram lançados mais de 50 comitês populares por todo estado e realizadas aulas públicas e panfletagens informando os paraenses sobre a escandalosa e ilegal condenação de Lula e os processos do golpe.

“Fizemos muitas mobilizações aqui no Paraná e sentimos que parte dos que apoiam o direito de Lula ser candidato são pessoas que não militam mas perceberam a injustiça. Tem várias contribuindo de diferentes maneiras para as caravanas e para os atos. As pessoas estão muito mobilizadas e o número de comitês só cresce”, afirmou o presidente do PT do Paraná, Doutor Rosinha.

Ele destacou a importância da união dos movimentos sociais, como Frente Brasil Popular, CUT, MST e partidos de esquerda em defesa da democracia, contra a injustiça e a favor de Lula ser candidato.

“Na quinta (18) tivemos panfletagem em vários pontos da cidade e nesta sexta-feira (19) distribuímos 50 mil exemplares do jornal Brasil de Fato edição especial. Teremos a vigília também e uma ato na mesma praça Santos Andrade, a mesma que Lula falou a milhares de pessoas após o depoimento”, explicou a dirigente da FBP e da CUT Regina Cruz. De acordo com ela, o ato será no dia 23 no mesmo horário de Porto Alegre.

Comitê Sindical do Paraná

A interlocução e a unidade dos movimentos sindicais e do PT fizeram da jornada de lutas de janeiro uma das mais fortes trincheiras desde o golpe de 2016 e em defesa do ex-presidente.

“Acho importantíssima essa unidade da FBP, dos movimento sociais de estar junto ao ex-presidente Lula e em defesa de sua candidatura. Por isso estamos criando o Comitê Sindical que reúne quatro dos maiores sindicatos do Paraná”, afirmou Regina.

O Comitê Estadual Sindical foi lançado nesta sexta-feira (19) pelas centrais sindicais FBP, CUT, Força Sindical (PR), CTB e Nova Central na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba o Comitê Estadual Sindical. O ato contou com a presença do senador Roberto Requião (PMDB) e outras lideranças. Em todo o Brasil já foram criados mais de dois mil comitês em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato.

Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast