Parlamentares do PT falam dos 30 dias de resistência por Lula

Há um mês, o presidente com maior índice de popularidade ao fim do mandato na história do país tornou-se preso político, mas o povo segue na resistência

Joka Madruga/Agência PT

Mobilização por Lula Livre em frente ao prédio da Justiça Federal em Curitiba nesta segunda (7)

No dia 7 de abril, há exatamente um mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornava preso político após cumprir ordem judicial para se entregar a Polícia Federal. Desde então ele é mantido na Superintendência de Curitiba, onde uma mobilização permanente se mantém em defesa de sua liberdade.

Parlamentares do PT na Câmara e no Senado se pronunciaram nesta segunda, 7 de maio, relembrando que Lula está preso sem provas materiais contra ele, condenado injustamente em um processo de viés político que busca apenas retirá-lo doas eleições por liderar todas as pesquisas de intenção de votos.

Pela manhã, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, deu entrevista a Rádio Brasil Sul, de Londrina, onde afirmou que está é “uma data triste para nós que não queríamos que ele estivesse onde está, mas mostra que o ex-presidente, pela grandeza que tem, mesmo preso, continua fazendo a pauta da política nacional, é assunto todos os dias, está na boca do povo. Isso mostra a força do ex-presidente, sua importância para política brasileira, para o Brasil e para nosso povo”.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que há exatamente um mês, o spoiler do “grande pacto nacional” dado por Jucá, “com o Supremo, com tudo”, se revelou em um trágico capítulo, com a prisão do presidente Lula.

“Um julgamento político, sem provas, tornou Lula um preso político. Prenderam não só o maior líder desse país, mas todos nós que sonhamos e lutamos por um país sem desigualdade e pelos direitos da classe trabalhadora”, afirmou ela.

“Prenderam não só o presidente que mais fez pela Educação, mas milhões de brasileiros que tiveram acesso aos institutos federais e universidades construídos e ampliados nas gestões petistas. Sigamos firmes na luta, indo às ruas para que a nossa voz seja ouvida, porque nossos sonhos não podem ser presos.”

Há exatamente um mês, o spoiler do "grande pacto nacional" dado por Jucá, "com o Supremo, com tudo", se revelou em um…

Publicado por Fátima Bezerra em Segunda, 7 de maio de 2018

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) escreveu uma carta direcionada a Lula em função dos 30 dias de prisão, na qual afirmou que “o povo brasileiro conhece bem todas as faces da injustiça. O Estado de direito, mesmo em épocas em que ele andou menos ultrajado, sempre foi um luxo de classe. Para quem mora no fundão do Brasil (isso pode ser no interior mais remoto ou na periferia das grandes cidades), nunca foi preciso mandado judicial para fazer busca e apreensão. Condução coercitiva, então, nem se fala. E se ficar muito incômodo, a bala cala. Como fizeram com Marielle Franco. E com tantas outras lideranças populares de nosso país”.

“O que a gente quer mesmo, Presidente Lula, é que você saia dessa prisão e venha ser nosso candidato a Presidente. As últimas pesquisas mostram o crescimento da intenção de voto a cada novo levantamento da opinião popular. A última que eu vi estava até engraçada: um em cada dois brasileiros e brasileiras quer votar Lula para Presidente. De novo. O povo não é bobo”, escreveu Margarida.

CARTA ABERTA AO LULAQuerido Presidente LulaVocê não pode imaginar a falta que está fazendo aqui fora.Onde eu vou,…

Publicado por Margarida Salomão em Segunda, 7 de maio de 2018

Paulo Teixeira, deputado federal por São Paulo, afirmou que “há 30 dias, tentaram encarcerar sonhos, nossa esperança… Mas a resistência continua! A esperança vai vencer o ódio e nossa batalha continuará, até que Lula volte a estar nos braços do povo”.

30 dias de resistência

Há 30 dias, tentaram encarcerar sonhos, nossa esperança… Mas a resistência continua! A esperança vai vencer o ódio e nossa batalha continuará, até que Lula volte a estar nos braços do povo. Vídeo: PT – Partido dos Trabalhadores

Publicado por Paulo Teixeira em Segunda, 7 de maio de 2018

Alexandre Padilha, ex-ministro da saúde, relembrou a data dizendo que “Lula está animado e pronto para a luta, assim como nós. A cada dia decorrido é um dia mais próximo da liberdade de Lula e do Povo brasieiro. A justiça prevalecerá”.

30 dias de injustiça

Hoje, 7 de maio, faz 30 dias da prisão injusta e arbitrária do Presidente Lula. Mas também 30 dias de resistência e apreço pelo democracia.Lula está animado e pronto para a luta, assim como nós. A cada dia decorrido é um dia mais próximo da liberdade de Lula e do Povo brasieiro. A justiça prevalecerá. #30diasDeResistencia

Publicado por Alexandre Padilha em Segunda, 7 de maio de 2018

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que “muitos achavam que a prisão política de Lula o faria perder força. Estavam enganados. Lula não está sozinho, ele é uma ideia. O povo segue em vigília e as pesquisas estão refletindo a vontade da maioria. É Lula que o povo quer para liderar o país”.

VAMOS CONTINUAR LUTANDO POR #LULALIVRE

Muitos achavam que a prisão política de Lula o faria perder força. Estavam enganados. Lula não está sozinho, ele é uma ideia. O povo segue em vigília e as pesquisas estão refletindo a vontade da maioria. É Lula que o povo quer para liderar o país. #LULALIVRE

Publicado por Humberto Costa em Segunda, 7 de maio de 2018

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) lembrou que o ex-presidente é mantido preso há 30 dias sem provas.

LULA É PRESO POLÍTICO! #LulaLivre #30DiasDeResistencia

Publicado por Carlos Zarattini em Segunda, 7 de maio de 2018

José Mentor (PT-SP), afirmou que “A prisão do ex-presidente Lula sem a apresentação de provas completa hoje um mês”.

A prisão do ex-presidente Lula sem a apresentação de provas completa hoje um mês. #30DiasDeResistência #LulaLivre #JoséMentorSaiba mais: https://bit.ly/2rwkAMr

Publicado por José Mentor em Segunda, 7 de maio de 2018

Segundo Benedita da Silva (PT-RJ), Lula vale a Luta!

LIBERTEM O BRASIL! Lula vale a Luta! #30DiasDeResistencia #LulaLivreJÁ #LulaLivre

Publicado por Benedita da Silva em Segunda, 7 de maio de 2018

Elvino Bohn Gass (PT-RS) também exaltou a resistência aguerrida nesses 30 dias.

#30DiasdeResistência

Publicado por Elvino Bohn Gass em Segunda, 7 de maio de 2018

30 DIAS DE PRISÃO POLÍTICA Tá tendo luta!#LulaLivreJá

Publicado por Maria do Rosário em Segunda, 7 de maio de 2018

 

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast