Parlamentares do PT fazem ato na Vigília Lula Livre

Denúncia à perseguição política ocorre um dia após liminar do STF que permitira liberação do ex-presidente se caçada às pressas

Joka Madruga/Agência PT

Parlamentares do PT participam de ato na Vigília Lula Livre

Um dia após liminar do ministro do STF Marco Aurélio Mello ser inconstitucionalmente derrubada porque poderia permitir a liberdade de Lula, a Vigília de Curitiba teve na manhã dessa quinta-feira (20) um ato político com a presença da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffman, e dez deputados do Partido dos Trabalhadores.

“Vamos continuar fortes e firmes aqui. Ontem foi um momento político importante, pois de novo chamamos a atenção do Brasil e para o mundo para o que sofre Lula”, disse Gleisi, referindo-se a liminar de Marco Aurélio que acabava com a prisão após segunda instância, descumprida pela juíza Carolina Lebbos e posteriormente derrubada por Dias Toffoli.

Gleisi deixou uma mensagem de otimismo e luta, a despeito das ações excusas de parte do Judiciário para manter Lula como preso político em Curitiba. “Temos que organziar os trabalhadores e organizar a resistência. Não há noite escura pela frente. Nossa função agora é nos organizar, falar com o povo, conscientizar. O vetor de tudo isso, o que tem que nos guiar, é a liberdade de Lula, que vai organziar a nossa oposição ao governo Bolsonaro”, disse.

O ato político aconteceu logo após o bom dia ao ex presidente. Participaram os deputados federais Paulo Pimenta, Benedita da Silva, Leo Monteiro, Nelson Pelegrini, Arlindo Chinaglia, Paulo Teixeira, Leo de Brito, Erica Kokai, Pedro Uczai e Afonso Florence.

Erica Kokai fez a fala mais poética do ato político, referindo-se aos girassois plantados na entrada da Vigília. “Eles seguem o sol, mas quando não tem sol eles se viram uns para os outros. É isso que estamos fazendo aqui, nos dando as mãos numa corrente de resistência e afeto”, afirmou.

Paulo Pimenta criticou a atuação de parte do Judiciário, a ponto de desrespeitar a Constituição para manter Lula preso. “O que aconteceu ontem não é um fato qualquer. O presidente Lula mais uma vez sofre as consequências de tudo aquilo que ele representa. Não temos na história do País outra situação em que decisão de ministro do STF tenha sido desobedecida por uma juíza de primeira instância que pede vistas do Ministério Público”, afirmou.

Benedita da Silva ressaltou que Lula tem qualidades que o distinguem dos demais políticos. “Lula representa muito mais do que se possa imaginar. Precisamos de políticos, precisamos de um bom gestor, mas sobretudo de alguém que tenha alma, que conheça o povo, que venha do povo e faça com o povo sua vitória. Esse é Lula. Por isso nossas energias crescem a cada dia e por isso a Vigília representa muito”, discursou.

O deputado Nelson Pelegrini agradeceu aos militantes da Vigília pelo apoio a Lula. “Vocês representam o sentimento de milhões de brasileiros que acordam e dão bom dia ao presidente Lula. Essse é o sentimento do povo brasileiro para o maior presidência da história desse País”, disse.

Por Luis Lomba, de Curitiba para a Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast