Parlamentares elogiam disposição de Dilma ao diálogo após ida ao Congresso

Deputados e senadores enfatizaram importância da presidenta ao entregar pessoalmente a mensagem do Executivo na abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, com foco no diálogo para a retomada do crescimento do País

Foto: Lula Marques/Agência PT

Diversos deputados e senadores usaram as redes sociais para elogiar o fato da presidenta Dilma Rousseff ter ido pessoalmente ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (2), entregar a mensagem do Executivo, durante a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo em 2016.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) considerou extremamente positiva a presença da presidenta no Congresso. “A vinda dela aqui foi um gesto nobre e abre espaço para o diálogo”, comentou.

Para ele, a presidenta demonstrou claramente que quer dialogar, inclusive com a oposição, ao apresentar propostas que podem tirar o País da atual dificuldade.

O compromisso de Dilma com o diálogo também foi destacado pelo líder do governo da Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). “A presidenta propôs em primeiro lugar o diálogo como o caminho para a discussão dos grandes temas nacionais. Foi uma sinalização possível de que só o diálogo, inclusive com a oposição, a oposição que tenha responsabilidade com o País, para discutirmos as agendas que interessam nesse momento para a retomada do crescimento, a chamada agenda do desenvolvimento”, destacou.

Guimarães avaliou como “extremamente positiva” a expectativa gerada com a ida da presidenta, que estabelece um novo patamar da relação do executivo com a base e com o Congresso. Segundo ele, a sessão de abertura dos trabalhos no Congresso Nacional foi marcada “pelo grande compromisso do nosso governo, do governo da presidenta Dilma, com a retomada do crescimento da economia brasileira”.

Deputada pelo PCdoB do Rio de Janeiro, Jandira Feghali ressaltou que a presença da presidenta na sessão mostrou “coragem, altivez e afirmação da sua liderança e respeito a essa instituição”.

“A firmeza e coragem de Dilma, bem como a forma respeitosa como tratou a oposição, foi elogiada por todos. A presidenta Dilma fez um discurso excelente focando nas próximas ações para o crescimento do País garantindo direitos dos trabalhadores e da sociedade em geral”, afirmou Moema Gramacho, deputada pelo PT da Bahia.

Já a deputada Maria Rosário (PT-RS) considerou fundamental a presença de Dilma. “A presidenta compareceu ao Congresso e o pronunciamento dela nessa abertura foi da necessária retomada do crescimento econômico e das medidas que o governo está tomando”, destacou.

Segundo a senadora petista Gleisi Hoffmann (PR), o discurso de Dilma foi uma “chamada ao Congresso e ao Brasil para trabalharmos a favor do desenvolvimento nacional”. “Foi muito bom ouvir os números positivos dos programas sociais: Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, Prouni, Fies, Pronatec. Assim como os projetos de infraestrutura que animarão a economia. Vamos vencer os desafios e defender o projeto de desenvolvimento do Brasil iniciado por Lula e continuado por Dilma Rousseff”, enfatizou.

Na mesma linha, o senador Paulo Rocha (PT-PA) disse que Dilma mandou um recado ao Congresso de que “é ela quem governa o Brasil”. “Ao ir pessoalmente ao Congresso Nacional e discursar na abertura dos trabalhos do Legislativo, a presidente Dilma assumiu o protagonismo necessário para atravessar a crise política e econômica do País”, completou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast