Parlamentares repercutem os dois anos do golpe contra Dilma

Impeachment da presidenta eleita por 54 milhões de votos foi comandado por Eduardo Cunha, então presidente da Câmara, no dia 17 de abril de 2016

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Paulinho da Força, delatado na Lava Jato, e Wladimir Costa (SD-PA), cassado, votaram contra Dilma

No dia 17 de abril de 2016, a democracia no Brasil consolidava mais um triste capítulo de sua curta história: sob o comando de Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados,  a presidenta eleita por 54 milhões de votos, Dilma Rousseff, sofrera um golpe parlamentar sem ter cometido crime algum que o justificasse, colocando o país num abismo tomado por retirada de direitos e ataques à soberania nacional.

Hoje, exatos dois anos depois e com grande parte da população ciente de que se tratou de uma manobra política para derrubar um plano de governo que não atendia aos interesses da elite brasileira, o golpe ainda repercute entre os parlamentares petistas e das demais legendas de oposição.

Em entrevista ao programa Democracia no Ar, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, lembrou do que tem acontecido no Brasil desde então. “Houve uma quebra da normalidade democrática. Aliás o Brasil vinha de um longo processo de confirmação democrática desde 1964. E se formos olhar para o passado e agora para o impeachment da Dilma, os personagens são os mesmos”.

#AoVivo Democracia no Ar – Especial 2 anos do golpe

Publicado por Paulo Pimenta em Terça-feira, 17 de abril de 2018

A deputada federal Maria do Rosário usou uma frase da própria Dilma Rousseff, durante lançamento do livro Governo do PT – Um Legado para o Futuro na Universidade de Berkeley nos Estados Unidos nesta segunda-feira (16).

“Na ditadura militar, a democracia é cortada com um machado. Neste golpe de 2016, a democracia foi tomada por fungos e parasitas que a corroem por dentro”.

"Na ditadura militar, a democracia é cortada com um machado. Neste golpe de 2016, a democracia foi tomada por fungos e parasitas que a corroem por dentro”, disse Dilma, na Universidade de Berkeley (16/4/18).

Publicado por Maria do Rosário em Terça-feira, 17 de abril de 2018

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) publicou um vídeo em que lembra da declaração de Romero Jucá em que confirma a verdadeira função do impedimento da presidenta eleita: estancar a sangria e proteger da justiça os que articularam para derrubá-la.

#LulaLivre

DOIS ANOS DE GOLPE Quadrilha que tomou de assalto o Palácio Do Planalto – Presidência da República ainda governa o País.Vídeo: Humberto Costa

Publicado por Carlos Zarattini em Terça-feira, 17 de abril de 2018

O deputado federal Marco Maia postou em sua conta no Facebook vídeo semelhante com notícias da época.

O dia que não terminou!

Publicado por Marco Maia em Terça-feira, 17 de abril de 2018

 

DOIS ANOS DE UMA FARSA

DOIS ANOS DE UMA FARSAHá dois anos, mais um crime de lesa-pátria era cometido na Câmara dos Deputados. Aquela sessão histórica foi presidida por Eduardo Cunha e tirou do poder alguém que não havia cometido crime algum. Prometeram um Brasil melhor, sem corrupção, com gasolina mais barata e mais emprego. Hoje, vemos um país à venda, que extermina direitos sociais e um governo que só sobrevive em meio às barganhas políticas. Serviu, ao menos, para o povo brasileiro ver as justificativas dos votos. Muitos votaram pelas próprias famílias, ninguém apresentou o crime de responsabilidade cometido por Dilma. São assim que eles conquistam as suas vitórias. Na farsa, no golpe, no apoio a uma prisão sem provas. Vale tudo para desrespeitar o recado das urnas. #ForaTemer #LulaLivre

Publicado por Reginaldo Lopes em Terça-feira, 17 de abril de 2018

 

Faz hoje dois anos que uma vergonhosa sessão da Câmara dos deputados afastou Dilma da Presidência e abriu espaço para o desmonte dos direitos sociais, das garantias trabalhistas e dos investimentos que chegaram a fazer do Brasil uma potência mundial. Parte essencial da democracia é a comunicação. E a solidez da democracia só se alcança com a democratização dos próprios meios de comunicação. Sempre defendemos a liberdade de imprensa, desde a ditadura, quando vários veículos de comunicação se aliaram aos ditadores e à censura que vinha do poder. Mas não é possível que 4 ou 5 famílias controlem a comunicação no Brasil, muitas vezes associadas aos anunciantes. Democratização dos meios significa vozes diversas sendo ouvidas, debates mais amplos, melhores análises e a realidade dos fatos, sem as distorções que interessam aos que hoje controlam a comunicação no Brasil.

Publicado por Patrus Ananias em Terça-feira, 17 de abril de 2018

 

2 anos de golpe!

Hoje completamos dois anos do Golpe na Câmara Federal. Naquele fatídico dia, Luizianne subiu no plenário para denunciar o Golpe! Combatemos o bom combate. Denunciamos. Logo haveremos de ver os golpistas serem derrotados. #LulaLivre

Publicado por Luizianne Lins Lula da Silva. em Terça-feira, 17 de abril de 2018

2 ANOS DO GOLPE! DILMA DENUNCIA O GOLPE E A PERSEGUIÇÃO A LULA NA UNIVERSIDADE DE BERKELEY (EUA)Há 2 anos, no dia 17 de abril, a Presidenta Dilma Rousseff foi tirada da presidência do Brasil por um golpe jurídico-parlamentar-midiático e econômico.Assista e Compartilhe!#LulaLivre

Publicado por Adelmo Carneiro Leão em Terça-feira, 17 de abril de 2018

Triplex

O caso do triplex do Guarujá virou até piada internacional…

Publicado por Margarida Salomão em Segunda, 16 de abril de 2018

DOIS ANOS APÓS O GOLPE E 10 DIAS APÓS PRISÃO, LULA LIDERA MAIS UMA PESQUISA E AMPLIA VANTAGEMPesquisa do Instituto Vox…

Publicado por Adelmo Carneiro Leão em Terça-feira, 17 de abril de 2018

Um dia para ficar marcado na memória do povo brasileiro e na memória por todos aqueles que lutam por uma democracia…

Publicado por Wadih Damous em Terça-feira, 17 de abril de 2018

Há 2 anos o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, atualmente preso por corrupção, comandava a sessão…

Publicado por Padre João Lula em Terça-feira, 17 de abril de 2018

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) relembrou em vídeo a sua declaração contrária ao impeachment na época.

Jean Wyllys (PSOL-RJ) vota contra a farsa montada por corruptos

Eu estou aqui para não deixá-los esquecer quem são e quem foram aqueles que, há dois anos, perpetraram o golpe contra a nossa democracia. A história jamais dirá que eu fui golpista!

Publicado por Jean Wyllys em Terça-feira, 17 de abril de 2018

A deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB, publicou texto em que diz que “hoje, a História mostra o preço do golpe”.

Dois anos. Essa foto representa bem a nossa indignação com aquela sessão vergonhosa, repleta de mentiras e grosserias…

Publicado por Jandira Feghali em Terça-feira, 17 de abril de 2018

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast