Participa.br é destaque na Conferência Latino-Americana de Software Livre

Maior evento sobre tecnologias livres da América Latina destacou pontos fortes do modelo de participação social

O modelo de desenvolvimento da Plataforma de Participação Social (Participa.br) foi um dos destaques da XI edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware). Duda Nogueira, coordenador geral de grade do evento, destacou que o fato de o governo federal optar por uma plataforma livre (noosfero) demonstra um investimento nas pessoas.

“Quando você decide usar uma ferramenta com software livre, você não está simplesmente comprando um produto, você está transformando toda a cadeia do conhecimento. Tudo que é produzido em software livre é compartilhado com milhares de outras pessoas, isso significa ter soluções cada vez mais acessíveis”, diz Duda.

Para David Emmerich Jourdain, alemão radicado no Brasil e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do núcleo de pesquisa no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), “é essencial que os governos utilizem e incentivem a utilização de ferramentas desenvolvidas em Software Livre”. David explica que isso ajuda a ampliar o desenvolvimento tecnológico no Brasil e faz com que o país seja “produtor e não apenas consumidor de tecnologias”.

A diretora de tecnologia da ThoughtWorks, Claudia Melo, também falou sobre a importância de o governo investir em tecnologias abertas como forma de ampliar a inclusão digital e a produção tecnológica no país. Para ela é “extremamente ruim” investir em tecnologia prioritária e correr o risco de ficar “na mão de um único fornecedor”, por exemplo. Claudia explica que isso tende a acontecer quando as empresas adquirem produtos prontos ao invés de investir na produção de novas tecnologias.

Sobre o Participa.br, Claudia elogia a iniciativa por se tratar de um ambiente de participação social que utiliza software livre, mas lembra que é preciso ampliar o acesso à internet no Brasil para que as pessoas possam de fato exercer o direito de participar das decisões públicas por meio das novas mídias: “a gente sabe que 50% da população brasileira tem acesso à internet, o que é ótimo, mas é preciso ampliar esse número”.

A XI Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) – o maior evento sobre tecnologias livres da América Latina – reúne, nesta edição, cerca de 4,4 mil pessoas entre estudantes, profissionais, governo e especialistas de diversas áreas. Acontece no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), até esta sexta-feira (17), e conta com uma programação de 235 atividades, ministradas por especialistas de diversas áreas de atuação.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast