Partidos de esquerda da América Latina e Caribe se reúnem na Bolívia

XX Foro de São Paulo debateu a ampliação das lutas sociais e estímulos ao processo de unidade popular entre as forças de esquerda


Os maiores partidos de esquerda da América Latina e Caribe se reuniram em La Paz, na Bolívia, entre 25 e 29 de agosto deste ano, para participar do XX Foro de São Paulo, que teve como tema “Derrotar pobreza e a contraofensiva imperialista, conquistar Viver Bem, o Desenvolvimento e Integração da Nossa América”.

O encontro teve a participação de aproximadamente 170 delegados e delegadas de 19 países da América Latina e Caribe e cerca de 20 convidados de partidos de esquerda da Europa e da Ásia – que não fazem parte do Foro, que é restrito à América Latina e Caribe.

Nas deliberações , foram reafirmados o compromisso com o conteúdo das declarações anteriores, incluindo o do XIX Encontro realizado em São Paulo e a declaração do Grupo de Trabalho aprovado em Manágua, em fevereiro 2014. Os documentos definem a união de forças para as eleições de 2013-2014, entre as forças de esquerda e o fortalecimento do processo de integração e unidade regional.

“No Foro, houve o diálogo sobre a necessidade de integração latino-americana e caribenha do ponto de vista da infraestrutura, integração energética, econômica, criando cadeias produtivas regionais, além de fortalecer as políticas sociais entre esses países” disse Mônica Valente, Secretária de Relações Internacionais do PT.

“A construção da paz em nosso continente também foi um dos principais temas de reflexão durante os debates, como por exemplo, as negociações de paz na Colômbia entre o governo e as guerrilhas, que é intermediada por Cuba”, explica Mônica. No documento final do XX Foro, ainda consta o apoio ao estabelecimento de um Estado palestino de acordo com as resoluções da Organização Nações Unidas, com soberania sobre os territórios ocupados por Israel desde 1967.

Foram feitas plenárias onde a esquerda latino-americana debateu economia, políticas geográficas, lutas sociais, segurança alimentar, além de realizar encontros temáticos de mulheres, de juventude e de afrodescendentes.

Mulheres – Mais de 100 mulheres participaram de uma reunião especial sobre políticas para as mulheres realizada dentro do Foro. “É uma reunião que tem muita diversidade de países, e constatamos que as mulheres ainda tem pouco espaço para participar da política e dos partidos políticos, o que não é uma prerrogativa apenas do Brasil. Nós percebemos que a Bolívia está um pouco mais avançada nessa questão pois lá as mulheres tem igualdade numérica no parlamento, nas chapas partidárias e nos ministérios do governo. Isso mostra que é possível, que nós podemos fazer o mesmo em outros países” explica Layse Morière, Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do PT.

XXI Foro de São Paulo – O próximo encontro vai ser realizado no México, em 2015, e será um marco histórico pela comemoração dos 25 anos de realização do encontro, criado em 1990 por iniciativa de Luiz Inácio Lula da Silva em conjunto de outros líderes de esquerda da América Latina.

Segundo Monica Valente, vale ressaltar que essa é uma articulação de partidos “de diversas orientações de esquerda, socialistas e progressistas que, ao longo desses 25 anos tem construído uma unidade com políticas e propostas que fizeram nossa região ter o maior avanço do mundo na melhoria da qualidade de vida para a população” concluiu.

As preparações para o Foro no México terão início no Brasil, em dezembro deste ano com uma reunião do Grupo de Trabalho entre partidos políticos que vão organizar o evento.

 

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.

PT Cast