Paulo Francisco Bezerra: Tempos Sombrios

Tempos sombrios são esses que estamos vivendo, onde as instituições nacionais estão ocupadas por gente da pior espécie

Lula Marques/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

Tempos sombrios são esses que estamos vivendo. Onde as instituições nacionais estão ocupadas por gente da pior espécie, sem ética, sem moral e de caráter duvidoso.

Neste 19 de abril em que se comemora o dia do exército brasileiro, ocasião em que se homenageiam personalidades por relevantes serviços prestados a nação, o exército brasileiro concedeu a sua maior comenda, a medalha de honra ao mérito, a três figuras representantes do que de pior existe na cultura brasileira. São eles: Luciano Hulk, Michel Temer e Sérgio Moro.

O primeiro é um apresentador de um programa na rede globo, cujo quadro principal é o “lata-velha” que consiste em consertar carros velhos e devolvê-los ao seu dono. Não sem antes, submetê-lo ao vexame de pagar mico em público diante de milhões de telespectadores e de um auditório esfuziante.

Esse “Hulk” tupiniquim notabilizou-se quando, durante o anúncio da presença da presidenta da república Dilma Roussef, eleita democraticamente com mais de 54.500.000 votos, em um estádio de futebol lotado de torcedores, vaiou a presidenta do seu país, juntamente com cerca de 5.000 celebridades que haviam recebido gratuitamente convites do maior partido de oposição ao governo da presidenta, o PSDB e financiados pela FIESP, a maior e mais rica representação patronal do país.

Essa agressão e desrespeito a uma senhora com mais de 60 anos que, naquele momento, representava legitimamente a nação brasileira, teria sido o motivo que levou o exército brasileiro a conceder ao energúmeno apresentador a maior comenda do nosso EB? Ou teria sido o lata-velha?. Tempos sombrios esses que estamos vivendo.

O segundo e o terceiro condecorados dispensam comentários. O que eles têm em comum? São golpistas que se colocaram a serviço dos EUA para acabar com a nossa democracia, enfraquecer a economia, retirar direitos dos trabalhadores e entregar as riquezas do país às corporações norte americanas, a exemplo do pré-sal.

Aqui na barelândia a situação não é diferente. A ALE – Assembleia Legislativa do Amazonas concedeu a medalha de honra ao mérito do estado a amazonense Vivian, cujo feito foi ficar trancafiada por três meses num reality show da rede globo, exibindo suas belas curvas, participando de baladas onde rolava muita bebida e comida. Além de ter engendrado um namoro de faz-de-conta com um jovem de 20 anos de idade, com direito a esfregação embaixo do edredom e tudo mais.

Aliás, a ALE costuma “homenagear” qualquer tipo de gente. No início do ano concedeu o título de cidadão amazonense a Jair Bolsonaro, o homofóbico, misógino, racista, defensor da tortura e dos torturadores da ditadura militar.

Portanto, se você for convidado(a) a receber alguma comenda ou homenagem de qualquer instituição de âmbito municipal. estadual ou nacional, desconfie. Porém se você já recebeu, não se vanglorie. Alguma coisa errada você andou aprontando.

Por Paulo Francisco Bezerra, filiado ao PT-AM, advogado, professor, militante, membro da Comissão de Movimentos Sociais da OAB-AM para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores