Paulo Teixeira: “Vamos pedir cassação de Jair Bolsonaro”

O deputado reforçou que homenagear torturador é incitar a violência, fazer apologia ao crime e confrontar convenções mundiais de respeito aos direitos humanos

Após Jair Bolsonaro (PSC-RJ) homenagear o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) informou que trabalhará para pedir sua cassação. “Impossível ficar calado diante de tamanha violência”, declarou em sua página no Facebook. “Dilma foi uma, de uma geração inteira.

O desrespeito, a agressão, a violência dessa homenagem premeditada por Bolsonaro e verbalizada em não mais que 50 segundos no ambiente chamado de Casa do Povo, não atinge somente a presidenta. Atinge milhares de pessoas. Vivas, assassinadas, desaparecidas. No Brasil e no mundo”, escreveu.

O deputado reforçou que “homenagear um torturador é incitar a violência, é apologia ao crime, é confrontar todas as convenções mundiais de respeito aos direitos humanos. Tal conduta é prevista pelo Código Penal sob pena de detenção de três a seis meses ou multa. Conforme disposto no artigo 287, configura apologia ao crime “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime.” Teixeira justificou sua indignação porque Ustra foi o único militar brasileiro declarado oficialmente como torturador pela Justiça, responsável por mais de 500 casos de tortura.

“Em 2011, perante a Comissão Nacional da Verdade, Dilma contou que teve seu dente arrancado por socos durante as torturas, sobre ser amarrada em pau de arara, sobre as sessões de choques, sobre as sequelas físicas e psicológicas que a acompanham até hoje”.

O deputado vai apresentar a denúncia na próxima semana ao Conselho de Ética da Câmara. Veja abaixo o post completo:

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast