Pedro Uczai: Caravana é oportunidade de denunciar golpe

Em Santa Catarina, Lula também terá oportunidade de ouvir sobre a situação do ensino superior completamente abandonado pelo governo golpista

Desde a primeira visita a Santa Catarina, em 1978, quando foi ao estado organizar o movimento sindical em plena ditadura militar, o ex-presidente Lula sempre olhou com carinho para o estado. Agora, ele volta com a quarta etapa do projeto “Lula Pelo Brasil” para, mais uma vez, ouvir o povo, ver de perto o legado de seus governos e abraçar aqueles que foram, pela primeira vez, assistidos por um governo.

Já na chegada a Santa Catarina, no dia 24, Lula visita a cidade de Chapecó que marcou as políticas na agricultura familiar desenvolvidas em seu governo. “Quando fui prefeito de Chapecó tive a alegria de sermos os primeiros a realizar com o governo Lula a experiência da compra direta de alimentos que mais se tarde se tornou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou o deputado federal, Pedro Uczai.

Criado em 2003 por Lula, o PAA utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações.

O deputado falou também sobre a criação da universidade em Chapecó por Lula 50 anos depois da criação da primeira universidade. Indo contra a política de expansão do ensino superior de Lula, Uczai denuncia o abandono dos institutos federais e universidades pelo governo golpista. De acordo com ele, desde 2016 nenhum campi foi feito e o de Concórdia que estava para ser inaugurado foi simplesmente abandonado.

“O projeto do campi da Universidade Federal de Fronteira do Sul em Concórdia que já estava pronto, o espaço físico e tudo, e só faltava contratar os professores, o governo rompeu os repasses e parou a expansão. Estamos assistindo à paralisação dos investimentos na educação”, afirmou.

Para Uczai, também é importante falar do apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios catarinenses que construíram quadras abertas, creches, escolas, qualificando a educação desde a base.

Direito de Lula ser candidato

A oportunidade também será de expor à sociedade a nova fase do golpe que pretende impedir que Lula dispute as eleições deste ano. “Já deram o golpe na Dilma e na democracia e agora é o golpe do Judiciário contra o direito de Lula ser candidato e do povo poder escolher seu futuro. A caravana vai ser uma oportunidade para denunciarmos isso”, afirmou.

Para ele, Santa Catarina sofre diretamente com a agenda neoliberal implantada pelo governo golpista. O deputado explica que o estado perdeu investimentos em programas voltados para a agricultura familiar, educação e programas sociais.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a mais quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

Em 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast