Pepe Vargas: Governo cumprirá superávit primário

Ministro da Secretaria de Relações Institucionais afirmou que principal ajuste fiscal acontecerá nos gastos do governo

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, garantiu que o superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) das contas públicas será cumprido neste ano.

Segundo ele, o governo federal tem tomado medidas desde 2014 para que isso ocorra e que o principal eixo do ajuste fiscal ocorrerá sobre os gastos do governo. As declarações foram feitas após as reuniões entre a presidenta Dilma Rousseff e os líderes da base aliada do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, realizadas nesta quarta-feira (4).

“O principal do ajuste fiscal é em cortes de gastos do governo. Mas, também, também nós queremos ter sustentabilidade ao longo do prazo. Não há risco nenhum de o governo não cumprir o primário de 1,2% que ele fixou, nenhum”, explicou o ministro.

De acordo com o ministro, a presidenta Dilma discutiu com os parlamentares as medidas de ajuste do projeto de lei que retoma termos da MP 669/15, enviado ao Congresso na terça-feira (3), e altera as alíquotas de desonerações das folhas de pagamento.

“Estamos fazendo um ajuste que é para retomarmos, o mais rapidamente possível, o crescimento econômico, a manutenção do nosso projeto de desenvolvimento com inclusão social, a manutenção do nosso projeto de desenvolvimento do País”, disse Pepe.

Além disso, Pepe ressaltou que a presidenta Dilma combinou reuniões mensais com a base aliada da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

“Por mais que os ministros conversem com os parlamentares, sempre que a presidenta da República tem a possibilidade de falar com os líderes, cria uma relação diferenciada. Os ministros ouvirem os parlamentares e os líderes da base aliada é importante, a presidenta da República ouvir é mais importante ainda”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto