Péricles de Holleben Mello

Péricles é engenheiro civil e professor universitário especialista em planejamento urbano. Atualmente está em seu quinto mandato como deputado estadual. Foi vereador e prefeito de Ponta Grossa.

Reconhecido por sua militância no setor da Educação, é autor de vários projetos, como o estabelecimento do direito de ingresso no primeiro ano do ensino fundamental para todas as crianças que completam seis anos até 31 de dezembro do ano letivo em curso; o trabalho de destaque na Assembleia Legislativa pelo reconhecimento de diplomas dos alunos da Faculdade Vizivali, além de sua colaboração com propostas para os Planos Nacional e Estadual de Educação.

É presidente da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Constituição e Justiça, da Comissão de Defesa do Consumidor e da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do estado do Paraná.

A Cultura da Paz é tema sempre presente nos projetos endossados pelo deputado. É de sua autoria a Lei que criou o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (Conpaz) no Paraná e sua integração com os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs).

Além de garantir o incentivo à Cultura da Paz, como membro da comissão de cultura, Péricles criou a Lei que estabelece incentivos fiscais do Estado para empresários que utilizarem recurso da Lei Rouanet para apoio a projetos de interesse para a cultura paranaense.

Defende a agricultura familiar, agroecologia e os pescadores artesanais do litoral e de comunidades tradicionais. Teve atuação destacada na CPI do pedágio, mostrando detalhes sobre as concessões rodoviárias no Paraná, como suas altas tarifas e pequenos investimentos.

Durante as manifestações de servidores públicos do estado do Paraná, Péricles defendeu incansavelmente os direitos da categoria e acima de tudo, a paz e os direitos humanos.

Militante das causas populares desde a juventude, sempre se comprometeu nas grandes lutas de nosso povo, sobretudo contra as tentativas de privatização da Copel, Sanepar e outras empresas que oferecem serviços públicos.

Com Lula e Dilma ajudou a construir um novo Brasil, que melhorou a renda e o poder de consumo dos trabalhadores, garantiu formação técnica e universitária a milhões de jovens, moradia para os mais pobres, implantou o programa Mais Médicos, dispôs crédito para os pequenos agricultores e melhorou a infraestrutura nas cidades.

PT Cast