Pesquisa mostra que eleitorado cresce mais em redutos petistas

Segundo o levantamento, o eleitorado petista crescerá em proporção maior em relação aos do PSDB

Levantamento feio pelo Estadão Dados revela que o eleitorado brasileiro cresce mais em redutos  com tradição em eleger petistas que nas áreas mais simpáticas ao PSDB. A informação foi divulgada na edição desta segunda-feira (8), do jornal “O Estado de S. Paulo“.

Segundo a publicação,  projeções de população até 2030 indicam que essa tendência se manterá nas próximas eleições presidenciais. Mantidos esses padrões geográficos, os tucanos terão maiores dificuldades.

De acordo com a análise, nos 15 estados onde o PT venceu as últimas três disputas presidenciais, o número de eleitores aumentou 51% nas duas décadas entre 1994 e 2014. Já nas sete unidades da Federação onde o PSDB ficou à frente, o crescimento foi de apenas 40%.

Nos próximos 16 anos, o eleitorado nos redutos petistas e tucanos deve aumentar em 16% e 13%, respectivamente, segundo cálculos do levantamento com base nas mais recentes projeções de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os efeitos eleitorais dessa tendência são pequenos a curto prazo, mas crescentes, e podem afetar o resultado de uma disputa apertada”, afirma a publicação.

Leia mais aqui!

PT Cast