Pesquisa após circo jurídico mostra Lula mostra isolado na liderança

Divulgada pelo portal Infomoney nesta sexta-feira (13), a sondagem semanal encomendada pela XP Investimentos aponta Lula com 30% das intenções de voto

Ricardo Stuckert

A primeira pesquisa de intenção de voto para a corrida presidencial realizada após o descumprimento da ordem judicial que ordenava a libertação do ex-presidente Lula da prisão, no último domingo (8), aponta o petista novamente isolado na disputa, dessa vez alcançando o maior patamar em um mês. Divulgada pelo site Infomoney nesta sexta-feira (13), a pesquisa semanal encomendada pela XP Investimentos (maior corretora do País no mercado financeiro) e feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), aponta Lula com 30% das intenções de voto.

Segundo o levantamento, Lula cresceu dois pontos percentuais em relação à pesquisa da semana anterior. A amostragem foi realizada entre os dias 9 (segunda-feira) e 11 (quarta-feira) de julho.

De acordo com o Infomoney essa foi a terceira vez que o ex-presidente atingiu a marca de 30% na série de pesquisas XP/Ipesp, iniciada em maio. Atrás de Lula aparece Jair Bolsonaro (PSL), com 20% das intenções de voto, mesmo patamar da semana anterior. Entre os outros candidatos melhores colocados, Marina Silva (Rede) tem 10%, enquanto Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com 7% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 15%.

Para o deputado Sibá Lula Machado (PT-AC), mesmo após as manobras para impedir a libertação de Lula ficou demonstrado que o apoio popular ao ex-presidente é sólido e tende a aumentar.

“Para nós é uma satisfação termos o presidente Lula na liderança da disputa eleitoral. Isso prova que o ex-presidente é um fenômeno político neste País. Enquanto as forças da direita, com apoio de parte do judiciário e da mídia, torciam pela desgraça do Lula após o descumprimento do alvará de soltura dele, menos de uma semana depois fica comprovado, por uma pesquisa de uma instituição financeira, que Lula está mais forte do que nunca. É com o povo que vamos tirá-lo da prisão e colocá-lo no (Palácio do) Planalto novamente”, afirmou.

Na simulação de disputa em segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece à frente, com 40% a 33%, acima do limite máximo de margem de erro. Nesse caso, a pesquisa aponta 27% de intenção de votos brancos, nulos e indecisos.

Do PT na Câmara, com informações de Infomoney

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast