Petistas condenam blindagem da imprensa sobre Aécio na Lava Jato

Segundo Jorge Solla (PT-BA), a mídia continua distorcendo, omitindo e engavetando informações ligadas aos tucanos

Foto: Lula Marques/Agência PT

Dois pesos e duas medidas. Assim caminha as investigações da Operação Lava Jato e a cobertura da grande imprensa brasileira sobre o caso. Para o deputado Jorge Solla (PT-BA), quando as denúncias, de qualquer natureza ou sem fundamento, envolvem o nome do PT, elas ganham as manchetes. Entretanto, quando as investigações estão viradas para o PSDB, os grandes veículos de comunicação omitem as informações.

Solla foi o responsável por perguntar ao doleiro e réu no processo de corrupção na Petrobras, Alberto Youssef, na CPI que investiga o caso, se o senador Aécio Neves (PSDB) recebeu propina no caso de Furnas. Fato confirmado em seguida pelo delator.

Logo após a confirmação de Youssef sobre o envolvimento de Aécio e Sergio Guerra (PSDB), o “Portal UOL” publicou manchete com o nome dos dois envolvidos, porém trocou logo em seguida. A primeira manchete dizia: “Youssef e Costa confirmam repasse de proprina a Aécio e Sergio Guerra. Sem nenhum motivo aparente, o título foi trocado para: “Em CPI, Youssef e Costa citam repasse de propinas de estatais a tucanos”.

“Mais uma vez fica provado qual o papel dos grandes meios de comunicação no Brasil. Eles falam em corrupção, mas não que as investigações aconteçam e que o público saiba o que está acontecendo quando certas pessoas estão envolvidas”, afirma o deputado.

Para Solla, Youssef foi muito claro ao fazer a denúncia na CPI afirmando que chegou dinheiro para Aécio. “A mídia brasileira retirou o nome dele das manchetes para protege-lo. Eles sempre fizeram isso com os tucanos de São Paulo e Minas Gerais. Sempre distorceram, esconderam, omitiram e engavetaram as informações”, afirma.

Em discurso no plenário logo após a confirmação de Alberto Youssef na terça-feira (25), o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) fez duras críticas a diferenciação nas investigações e que a mídia brasileira faz com a “operação abafa” para esconder os casos de corrupção que envolvem o PSDB.

“Queremos que as denúncias do Alberto Youssef sobre Aécio sejam investigadas e que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal também investiguem”, cobrou Pimenta.

No Facebook, o jornalista Antonio Villas, que foi editor-chefe do programa Fantástico, da “Rede Globo”, durante dez anos, criticou a omissão do nome do tucano na imprensa depois das denúncias de Youssef.

“A noticia é esta: Aécio Neves e Sérgio Guerra receberam dinheiro de propina, segundo revelação feita ontem pelo doleiro Alberto Youssef. ‘VillasNews’ está oferecendo um doce para quem encontrar a notícia na primeira página da ‘Folha de S.Paulo’ ou de ‘O Globo’. E uma lupa para que você encontre a notícia no interior dos jornais”, desafiou seus seguidores e logo depois desabafou: “Isso não pode ser chamado de Jornalismo”.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast