Petistas manifestam indignação com tragédia em Minas e pedem punição

Deputado Padre João (PT-MG) demonstrou indignação com o que chamou de “catástrofe anunciada”

Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (10) para manifestar solidariedade às famílias das vítimas do rompimento da barragem da empresa mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais e demonstraram indignação com o episódio. O acidente aconteceu na quinta-feira (5).

O deputado Padre João (PT-MG) demonstrou indignação com o que chamou de “catástrofe anunciada”. “A nossa indignação com as empresas B.H.P. Bilitton, Vale e Samarco. Elas são sim as responsáveis por essa catástrofe anunciada em 2007, anunciada em 2013. Então, é um crime o que aconteceu. Nós acompanharemos de perto”, afirmou.

O deputado Givaldo Vieira (PT-ES) manifestou solidariedade ao povo mineiro e revelou preocupação com a possibilidade de a lama atingir o estado do Espírito Santo. “Há um grande preocupação dos capixabas em virtude do avanço da onda de lama formada pelo rompimento das barragens. A Defesa Civil informou que provavelmente a lama será diluída e é o que nós esperamos, mas estaremos prontos para ajudar nossa gente”, disse.

Outro petista que manifestou solidariedade foi o deputado Marcon (PT-RS). “Além de prestar solidariedade queremos que os culpados paguem por isso. Em primeiro lugar, pela perda que as famílias tiveram e depois, pela questão ambiental. Quero aqui dizer que tem culpado sim, porque esta barragem já estava com o risco de arrebentar”, ressaltou o petista.

Por Gizele Benitz, do PT na Câmara

PT Cast