Petistas negam envolvimento com corrupção

Parlamentares do PT reagiram à divulgação de lista de investigados pelo STF sobre a Operação Lava Jato

Parlamentares do PT

Parlamentares do PT reafirmaram ter tranquilidade em relação às investigações

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa (PE), os senadores Lindberg Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e o deputado Vander Loubet (MS) afirmaram, nesta sexta-feira (6), não ter envolvimento com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

A reação dos petistas aconteceu após divulgação da lista de políticos que tiveram inquéritos abertos ou diligências investigativas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador Lindberg Farias disse estar tranquilo por ter a certeza de que sua inocência será provada. Além disso, o petista criticou a forma com que a divulgação dos nomes foi feita.

“Vou começar com uma reclamação: lançar nomes dessa forma, sem que a gente possa ter acesso ao que tem contra cada um, acaba misturando num balaio só pessoas envolvidas em atos de corrupção, de propina, com doações de campanha legais”, disse Lindberg ao jornal “Folha de S. Paulo”.

Ao portal de notícias “G1”, o deputado Vander Loubet garantiu inocência e disse não ter relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato.

O senador Humberto Costa ressaltou, por meio de nota divulgada na noite desta sexta, a lisura de sua conduta e de sua vida pública. Ele ainda relembrou que, há quatro meses, deixou à disposição do STF todos os sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Costa também disse estar pronto para cooperar com todas as etapas de eventuais investigações e diligências.

A também senadora Gleisi Hoffmann afirmou ter tranquilidade com as investigações.

“Não conheço e jamais mantive contato com Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Reafirmo minha disposição de colaborar com todo o processo investigatório”, explicou.

O deputado José Mentor (SP) e o ex-parlamentar Cândido Vaccarezza (SP), também citados na lista, ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Leia as notas divulgadas:
NOTA DO SENADOR HUMBERTO COSTA
Em razão dos desdobramentos, no Supremo Tribunal Federal (STF), dos processos de delação premiada originários da Operação Lava Jato, o senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, vem esclarecer o que segue:
1 – que recebeu com surpresa e indignação a inclusão do seu nome entre os dos parlamentares contra os quais a Procuradoria-Geral da República recomendou abertura de inquérito ao STF;
2 – que não tem conhecimento formal, até o presente momento, de quaisquer fatos que lhe tenham sido atribuídos, salvo pelas supostas informações de criminosos vazamentos seletivos oriundos de delações prestadas à Justiça por réus confessos;
3 – que reitera a lisura de sua conduta e de sua vida pública e que todas as doações que recebeu em campanhas eleitorais de que participou foram legais, auditadas, julgadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral;
4 – que, há quatro meses, já deixou à disposição do Supremo, do Ministério Público e do Senado Federal, todos os seus sigilos bancário, fiscal e telefônico;
5 – que, aberto o inquérito pelo STF, e diante da injusta exposição a que ficará submetido, espera celeridade do processo e confia no seu consequente arquivamento, em razão de estar certo da insubsistência de qualquer ilação que haja contra ele;
6 – que está pronto a cooperar com todas as etapas de eventuais investigações e diligências, seguro de que, ao fim, a sua inocência será rigorosamente comprovada.
Recife, 6 de março de 2015
Humberto Costa
Senador da República

NOTA DA SENADORA GLEISI HOFFMANN
Recebo a notícia desta investigação com tristeza e ao mesmo tempo com tranquilidade. Tristeza por ter meu nome envolvido em caso de corrupção. O maior patrimônio que eu tenho, construído ao longo destes anos é o meu nome e a minha trajetória pública em defesa do direito das pessoas e de uma sociedade com justiça social.
E tranquilidade, porque eu não temo a investigação e terei condições de provar que nada tenho com este esquema que atacou a Petrobras. A investigação é oportunidade de esclarecimento dos fatos e espero que seja a forma de acabar com o julgamento antecipado.
Não conheço e jamais mantive contato com Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Reafirmo minha disposição de colaborar com todo o processo investigatório.
Senadora Gleisi Hoffmann

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast