Petistas pedem comissão para acompanhar investigação de chacina de Osasco

No último dia 13 de agosto, 19 pessoas foram executadas e sete feridas nas cidades de Osasco, Barueri e Itapevi. Petistas querem acompanhar investigação de perto

(Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Os deputados Valmir Prascidelli (PT-SP) e Reginaldo Lopes (PT- MG) apresentaram à Mesa da Câmara requerimento para criar uma Comissão Externa para acompanhar as ações e investigações realizadas com o objetivo de elucidação da chacina ocorrida em Osasco, no último dia 13 de agosto. Reginaldo Lopes presidiu a CPI da Violência contra Jovens Negros.

“Os crimes foram de uma crueldade impressionante e a população de Osasco está assustada e com medo. A segurança pública é responsabilidade do Governo Estadual, mas nós não podemos deixar que as investigações não cheguem aos responsáveis. Vamos acompanhar tudo de perto”, disse Prascidelli.

“A gravidade dos fatos e a necessidade de apurar as reais motivações e descobrir os autores trazem a necessidade do acompanhamento de Parlamentares Federais para que as investigações e suas conclusões tenham um desfecho isento e transparente”, justifica Reginaldo Lopes.

A justificativa para a criação da comissão afirma que as execuções seguiram um padrão e que uma das linhas de apuração aponta para crime de vingança que teriam sido cometidos por policiais. Os ataques seriam retaliação ao assassinato de um policial militar.

O documento cita, ainda, dado da Ouvidoria da Polícia, que entre janeiro e julho deste ano, policiais militares em serviço mataram 545 pessoas em São Paulo. No mesmo período, 32 policiais foram mortos.

O caso – No último dia 13 de agosto, 19 pessoas foram executadas e sete feridas nas cidades de Osasco, Barueri e Itapevi, segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo.

Na noite do crime, segundo informações da polícia, homens desceram de um carro e atiraram nas vítimas. As execuções seguiram um padrão: homens encapuzados em carros e em motos desciam dos veículos perto de bares, perguntavam para as pessoas quem já havia tido ficha criminal e atiravam nelas.

A comissão deverá ser composta pelos deputados Reginaldo Lopes, Erika Kokay (PT-DF), Valmir Prascidelli , Orlando Silva (PCdoB-SP) e Rosângela Gomes (PRB-RJ).

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast