Petistas se preparam para o 3° Congresso Nacional da Juventude

O 3° Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT) acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília

A luta contra o extermínio da juventude negra. Esse será o tema principal do 3° Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT), que acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília (DF).

“O ConJPT representa o principal momento da juventude do PT, pois é espaço para a formulação e os debates sobre os temas que envolvem a juventude brasileira como um todo, e a juventude petista em particular”, explica o secretário de Juventude do PT, Jefferson Lima.

O Congresso terá início com as etapas municipais, nos meses de agosto e setembro. Depois, em outubro, acontecem os congressos estaduais. Por fim, a etapa nacional reúne os jovens no mês de novembro, em Brasília.

Para o secretário de Juventude do partido, o ConJPT “é o momento de muita elaboração política por parte dos nossos diversos setores juvenis”.

No Congresso, serão debatidos temas como mobilidade urbana e Tarifa Zero, uma nova política de drogas, ocupação da cidade e do campo pela juventude, combate à homofobia, ao racismo, ao machismo e à intolerância religiosa, as mudanças necessárias no Brasil e no mundo, uma plataforma política para juventude brasileira, a organização da Juventude do PT, além de aprovar resoluções e moções.

“Abordar esses temas é uma forma de atualizar as agendas do PT e aproximar nosso partido da juventude”, defende Jefferson.

No Congresso, também serão definidas e eleitas as direções da juventude do PT nos municípios, nos estados e em âmbito nacional. As etapas municipais elegem os delegados para o congresso estadual, bem como as direções da JPT nos municípios. Nos congressos estaduais, serão eleitos os delegados para a etapa nacional e também as direções estaduais. Já no congresso nacional, será eleita a nova direção nacional da JPT.

Podem participar do ConJPT jovens de até 29 anos dos mais diversos setores da juventude brasileira, mas apenas os filiados ao PT terão direito a votar e serem votados. A expectativa é que o 3º Congresso da Juventude do PT receba uma média de 20 mil jovens em todo Brasil, desde as etapas municipais até a etapa nacional. A previsão é que o regimento do 3º ConJPT seja divulgado até o dia 15 de julho.

“Já fizemos história. Fomos a primeira instância do partido a ter paridade de gênero e étnico racial na direção, com ampla representatividade regional. É preciso proporcionar a vivência da juventude com a possibilidade de escolha e experimentação, permitindo a liberação do potencial criativo, a construção de aprendizados e o diálogo com as novidades diante das quais os jovens se deparam dentro do PT e na sociedade”, destaca Jefferson.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast